header image
Início seta Artigos de Opinião seta Postal aberto ao Bastonário da OA
Postal aberto ao Bastonário da OA criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
06-Mar-2008
«Caro Colega Marinho Pinto
Digno Bastonário da Ordem dos Advogados
Com a mesma Liberdade com que, publicamente, subscrevi a sua candidatura a Bastonário da nossa Ordem, permito-me, agora, manifestar com frontalidade a minha discordância quanto ao protocolo que celebrou com a ANRS.
Não, pela natureza em si, no âmbito desse protocolo, do trabalho a realizar pelos eventuais candidatos no que diz respeito à instrução dos processos de contra-ordenação, dado sempre ter havido advogados em nome de entidades patronais a elaborarem processos disciplinares/de despedimento aos respectivos trabalhadores, a estarem do lado do autor e do réu, do queixoso e do arguido, numa mera assunção e defesa do Direito.
Mas pela simples razão de, num tempo de desmantelamento do Estado, tantas vezes sob pretexto da sua racionalização, mas em nome, isso sim, de meros interesses privados, numa lógica de privatização de tudo quanto nele possa dar lucro e deixando, «socializantemente», apenas aquilo que possa dar prejuízo, em que centenas/milhares de funcionários públicos se viram colocados no chamado quadro de excedentários ou disso estarem ameaçados, ver agora a minha Ordem reduzida a uma mera empresa de «outsorcing», cúmplice desse dito desmantelamento!
Caro Colega, por esse caminho, pessoalmente, não vou, obrigado!
Cordiais saudações. Luís Ganhão/Advogado»
Comentarios (6)add
... : BD
O argumento do sr. Advogado Luís Ganhão que se refere ao desmantelamento do Estado em nome de interesses privados é francamente justo, actual e pertinente, porque é exactamente isso que está a acontecer no nosso País. O Estado deve ser forte, leal e solidário para com a Comunidade e não cada vez mais fraco e magro e ao serviço de manobras e estragemas ínvios. Não sei, e sinceramente não me parece, que seja este Caso do Protocolo celebrado com os advogados o exemplo perfeito do desmantelamento do Estado que V. tão bem denuncia. A analogia afigura-se-me mesmo forçada face ao que está neste concreto domínio a acontecer todos os dias no País e em larga escala. Mas concedo-lhe o benefício da dúvida.
07.Março.2008
... : um juiz desiludido
Bravo, Sr. Dr. L Ganhão, precisamos de pessoas comno o Sr. como d epão para a boca (e já vê que a mim não me atinge a posição do Il Bastonário). É sempre bom ver que ainda há quem caminhe com a espinha direita!
08.Março.2008
... : PROPRIO NOMINE
De facto é um tiro no pé. Se é para dar emprego aos jovens advogados, por esse caminho NÂO ! Verticalidade acima de tudo ! Aih meu querido voto smilies/sad.gif
09.Março.2008
... : m72
Concordo plenamente com o autor do texto. Essa já era a minha posição quando ouvi a notícia. Pelo andar da carruagem, qualquer dia ainda nos obrigam a ir para o DIAP, acelerar inquéritos para evitar prescrições.
11.Março.2008
... : VILA VERDE
Senhor Bastonário
Não tenha pretensões de pôr a Ordem dos Advogados ao serviço do Governo. Este se quizer que contrate directamente os Advogados. não misture as coisas, porque por este andar acabamos por ter uma grande salda envinagrada onde independência da advocacia começa a ser digerida, deixando muita "azia".
Olhe senhor bastonário para a reorganização jurdiciária, apoio judiciário e ACIMA DE TUDO para o regulamento das custas judiciais, que está aí e ninguém fala dele e é a destruição total da advocacia e do direito de acesso do cidadão à justiça e aos tribunais. Já agora, a Ordem dos Advogados tem alguns projectos alternativos ao do governo para aquelas matérias. Advinho a resposta. NÃO. Nem parece muito preocupada. Enfim.. resignação! Jamais (jámé).
12.Março.2008
... : Alexandre Lara
Que nada! Vocês não perceberam!O Sr. Bastonário fez uma excelente jogada estratégica! Reparem: o amigo de Alcibíades centralizou tudo em Lisboa, desmantelou o tratamento distrital das contra ordenações e quer ia o quê? O milgare das rosas? O lema é, quanto às infracções ao Código da Estrada e legislação conexa: defender, impugnar, recorrer SEMPRE. E, assim, não tarda nada, vãopedir-lhe advogados para todos os distritos do país (Ah, e antes, provavelmente, para fazerem de juízes dos Tribunais Administrativos e Fiscais. Os que lá estão só proferem despachos da periferia: mastigam no meio campo enlameado mas...chegar ao mérito, nickles!).
21.Março.2008
Escreva o seu Comentario

Este post foi bloqueado. Impossivel adicionar comentarios.


busy
 
< Item anterior   Item seguinte >
Sondagem