header image
Início seta Artigos de Opinião seta Juízes sem desculpa para desculpar
Juízes sem desculpa para desculpar criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
27-Jun-2008
«Aquele ser todo-poderoso que, no tribunal, me manda calar ou levantar - como não faz nem o meu patrão, nem o Presidente da República, nem polícia armado nenhum -, esse, que pode fazer-me isso e eu aceito que faça, tem de ser intocável. Intocável, ponto final. Sem qualquer desculpa de salas pequenas ou impróprias. É assim e cumpra-se».

 

«Leio a notícia: "(...) o juiz foi agredido, a pontapé, embora sem gravidade." Notícia mais falsa! Um juiz, agredido no tribunal, é sempre com extrema gravidade. Extremíssima, aliás.

Diz a juíza, também ela agredida, sobre as causas: "(...) a forma como a sala estava organizada é que potencia este tipo de ataque." Análise mais falsa! Arguidos que, acabada de ser lida a sentença, batem nos juízes não precisam de nada que potencie o seu crime. Precisam é de mão pesadíssima.

Não digo isso por respeito excessivo. Meu vizinho, o juiz recebe o mesmo "bom dia" que o padeiro e passa à minha frente na porta, como faço com todos.

Agora, aquele ser todo-poderoso que, no tribunal, me manda calar ou levantar - como não faz nem o meu patrão, nem o Presidente da República, nem polícia armado nenhum -, esse, que pode fazer-me isso e eu aceito que faça, tem de ser intocável. Intocável, ponto final. Sem qualquer desculpa de salas pequenas ou impróprias. É assim e cumpra-se».

FERREIRA FERNANDES | DIÁRIO DE NOTÍCIAS | 27.06.2008

Comentarios (10)add
... : Anónimo
Ferreira Fernandes acaba de dizer aquilo que penso sobre o assunto.

A desculpa das más condições da sala esconde um problema bem mais grave e de resolução bem mais difícil...
27.Junho.2008
... : Pedro Galvão
Senhores

O que se está a passar é gravíssimo e necessita, não de críticas, mas de uma profunda reflexão de todos nós - cidadãos!
Primeiro foi a Esquadra de Moscavide e agora o Tribunal de Santa Maria da Feira e a seguir tudo aquilo que esse género de pessoas, a quem chamam "cidadãos" com plenos direitos, quiserem fazer pois este novo Código de Processo Penal apenas serviu para arar com mais facilidade a terra onde as sementes do mal já há muito foram lançadas e agora apenas estão a germinar como qualquer organismo vivo...não tardará muito em ninguém ter mão nesta cultura que está a despontar!
Quando temos dois pilares mestres de um Estado de Direito constantemente violados só poderá ser sinónimo de fractura da coesão nacional que irrompe a olhos vistos, tal como o Edifício do Tribunal de Santa Maria da Feira, e uma classe política mais preocupada com voos da CIA e outras coisas fúteis só se poderá esperar um Estado tal como o mexicano em que quem controla são os traficantes de droga... smilies/cool.gif
27.Junho.2008
... : diazzz
Mas o que é queriam, numa sala daquelas, onde o número de guardas era substancialmente inferior ao de possíveis ameaças, proferindo decisões que, por muito bem fundamentada que estejam, arruínam a vida de várias pessoas. Por vezes proferida, como quem bebe um copo de água. Muita sorte tiveram de não ter sido bastante pior.
27.Junho.2008
... : Jurista portugues

O átrio do último piso inferior do Tribunal de Vila Nova de Gaia é espaçoso.
Tão espaçoso, que esta semana três crianças jogavam à bola, pontapeando- a contra a parede sem que ninguém lhes chamasse a atenção.
Também já me surgiu na sala de audiências uma miúda romena a pedir.
Alguém a impediu de entrar?
Ninguém!!
Tenho a certeza que haverá um dia em que em vez de pontapés e saltos, vai haver algo mais grave.
O clima de impunidade continua a agravar-se.
Culpados: os do costume.
-legisladores; Governo e deputados. Alguns professores de direito. E .. alguns magistrados, como um, que tendo julgado 38 vezes o mesmo arguido pelo crime de condução sem carta, nunca lhe aplicou, para meu espanto, uma pena efectiva....
E apesar de o mesmo...condutor emérito, se deslocar a juízo conduzindo o seu veículo que aparcava junto ao parque do tribunal, debaixo do gabinete envidraçado do julgador.
Coisas que a vida deixa como recordação anedótica e impressiva e que me permitem antever um futuro muito negro para as Magistraturas e a sociedade em geral.
27.Junho.2008
... : Os culpados do costume
O comentário de FERREIRA FERNANDES é de mau gosto.
Faz lembrar aqueles que, por tudo e por nada, não têm coragem de apontar o dedo a culpados individuais e dizem que a culpa é do sistema.
É evidente de a agressão não ocorre por causa da sala; mas também é evidente que as instalações potenciam qualquer forma de desrespeito latente (quaisquer que sejam as causas que possam ser encontradas para esse desrespeito).
Por que razão num templo as pessoas tendem a falar mais baixo e não lhes passa pela cabeça determinadas condutas que toleram noutros locais (como andar de calções e chinelos de praia)?
É evidente que a organização física do espaço ajuda ao exercício da função.
Ou seja, o que está aqui em causa é uma inexistente mise en scéne de solenidade que é necessária ao exercício da justiça estadual, por um lado, e, por outro, a concepção de espaços adequados ao risco das funções ali exercidas (aqui refiro-me a barreiras e características arquitectónicas, como a elevação da bancada de juízes e jurados e a criação de um espaço de segurança entre aquele que pode ser condenado a 20 anos de prisão e aquele que é responsável por essa decisão).

"Juízes sem desculpa para desculpar " diz FERREIRA FERNANDES
Já não bastava terem aceite trabalhar num pavilhão, em espírito de missão.
Já não lhes bastava "levar na cara"
Agora ainda têm a culpa de FERREIRA FERNANDES, que, perante a situação, não lhe ocorre escrever coisa diferente que não seja, mais uma vez, procurar a culpa dos juízes.
27.Junho.2008
... : Susana Monteiro
O problema é que a mão é pesada para o pequeno e leve para o grande!
27.Junho.2008
... : Tony
Vê-se (ao contrário! ), Susana Monteiro, vê-se nas medidas de coacção aplicadas à irmã dos arguidos que também tratou de verter a sua violência sobre os juízes. Esquece-se que os juízes se limitam a aplicar as leis que são aprovadas pelo poder político. Os juízes não podem aplicar penas mais graves do que aquelas que estão previstas na lei.
27.Junho.2008
... : Um Juiz sem curriculum para ser avaliado
Creio que o texto de FERREIRA FERNANDES é exemplar, deve é ser bem lido e não como fez Os culpados do costume. Claro que aquele não contradisse o que os Colegas agredidos disseram na conferência d eimprensa. Vai é mais fundo no problema. A tese daquele jornalista é simples e merece a minha concordância: O desrespeito pelos Tribunais e decisões dos Juízes (e, no fundo, o Estado em geral) é inadmissível, seja em que circunstâncias for!!! Mesmo por parte de quem não concorda e é livre de não concordar com o decidido, sob pena do retorno à barbárie.
28.Junho.2008
... : Gladio
Espectacular...e os vermelhuscos disfarçados ou não, nem chamam de texto securitário ou fascista!

É evidente a má-fé intelectual mais uma vez...Nódoas intelectuais que fazem só a demonização do real, a transmutação da emoção, a desconstrução do reu-beu beu...

Autoridade Nacional!
Autoridade na Escola, nas Empresas, na Policia, nos Tribunais,
E deixemo-nos da mediocridade dos pessoalismos...na verborreia do diálogo oco, fútil...na falta de visão...no ocultamento de critérios de vicios pessoais para se lançar o discurso "credivel"!

S Monteiro: vá com esse discurso para a voz do operário...com chamon talvez a ouçam!
28.Junho.2008
... : Sim
"Os culpados do costume" é que não sabe ler FERREIRA FERNANDES
Os outros é que sabem ler as suas boas intenções. Vejam lá mais duas peças da mesma fonte:
http://dn.sapo.pt/2008/06/28/opiniao/a_pior_respostas.html
http://dn.sapo.pt/2008/06/29/opiniao/merecer_meritissimo.html
29.Junho.2008
Escreva o seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley

busy
 
< Item anterior   Item seguinte >
Sondagem
Concorda que os gabinetes do MP sejam fora dos edifícios dos Tribunais ?
 
Fim da sondagem: 03.09.2008