header image
Início seta Ministério Público seta Impugnação possível nas eleições no MP
Impugnação possível nas eleições no MP criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
17-Jan-2008

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público é acusado de propor lista candidata às eleições ao arrepio da lei. A eleição dos representantes dos procuradores para o Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), no dia 25, poderá ser impugnada, havendo três listas concorrentes. Esta polémica envolve o mais importante órgão do Ministério Público (MP) onde têm assento, também, representantes políticos.


A ameaça de impugnação parte do procurador da República Pina Martins, mandatário da lista C, que acusa a Procuradoria Geral da República (PGR) de "não distribuir a cada um dos magistrados os boletins de voto, conforme refere o regulamento". Segundo Pina Martins, o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) está a substituir-se à PGR, nessa tarefa, apoiando, simultaneamente, uma das listas.

"Se a PGR não enviar os boletins de voto a cada magistrado até dia 21, os representantes da lista C ponderam impugnar as eleições", assegura Pina Martins, frisando que o sindicato "está estatutariamente impedido de apoiar uma lista candidata".

Este apoio é também criticado pela lista B, encabeçada por Pena dos Reis, ex-dirigente sindical. "Caberia à direcção do SMMP dinamizar e apelar à participação de todos os seus sócios na construção de um projecto comum. Uma vez mais, não o fez. Elaborou a sua lista e pretende impor a mesma a todos os colegas, em nome da 'unidade'" - lê-se num dos comunicados eleitorais.

A divisão entre os magistrados é notória. Pela primeira vez na história do CSMP aparecem três listas.

"Sempre foi tradição do sindicato apoiar uma lista, diz o presidente António Cluny, frisando que isso também aconteceu na liderança de Pena dos Reis. "Só pode insurgir-se contra isto quem quiser apagar e rescrever a história", declarou. Quanto aos boletins de voto, explicou que o sindicato, vendo o atraso da PGR, apenas quis facilitar a votação, assegurando que o boletins foram distribuídos aos sócios de todas as listas, sem discriminação.

A PGR, por seu lado, esclareceu que dia 13 enviou "aos Magistrados Coordenadores dos Tribunais, Departamentos e Círculos Judiciais boletins de voto em número bastante". Para além disso, "solicitou dia 15 aos Procuradores Coordenadores que procedessem à distribuição dos boletins, caso não o tivessem feito".

DIÁRIO DE NOTÍCIAS | 17.01.2008

Comentarios (7)add
... : Gomes de Alcoutim
Srs magistrados do MP: juízo! estão a dar o flanco. Não há coisas mais sérias para se preocuparem? depois, admirem-se da imagem com que o povo fica da magistratura. são as frequentes guerrinhas entre os amgistrados judiciais aqui regularmente bem visíveis e agora as vossas que vos desprestigiam.
17.Janeiro.2008
... : predador
Não se tratam de guerrinhas, trata-se do cumprimento da lei que impõe uma separação entre o Conselho e as Organizações Sindicais que desde á alguns anos estão legalemnte impedidas de apresentar listas. As guerrinhas já existem há muito tempo exactamente porque os Sindicatos exorbitam das funções funções orgânicas e funcionais.


18.Janeiro.2008
... : Mendes de Bragança
Finalmente os magistrados do MP sairam da letargia e começaram a formar listas para concorrer ao CSMP. Um sinal evidente de democracia.
Qual o motivo por que não o faziam antes?
Parece que só agora é que começaram a fazer o seu 25 de Abril.
Nos tempos recentes, era temerário apresentar qualquer candidatura ao CSMP contra o sindicato - o medo erra terrível.
Sigam em frente, pois os tempos actuais do MP não são já de medo, mas de esperança.
18.Janeiro.2008
... : Grande Manitu
E para quando o 25 de Abril no CSM, com o respectivo presidente a ser eleito por todos os juízes e não apenas pelos conselheiros?
18.Janeiro.2008
... : Mendes de Bragança
O Grande Manitu parece que é da velha senhora do MP
18.Janeiro.2008
... : Grande Manitu
Mendes de Bragança:

Seja educado, se conseguir.
18.Janeiro.2008
... : d
Predador:
à leva h.
24.Janeiro.2008
Escreva o seu Comentario

Este post foi bloqueado. Impossivel adicionar comentarios.


busy
 
< Item anterior   Item seguinte >
Sondagem
Concorda que os gabinetes do MP sejam fora dos edifícios dos Tribunais ?
 
Fim da sondagem: 03.09.2008