header image
Início seta Advogados seta Marinho recebe 40 mil euros em 2011
Marinho recebe 40 mil euros em 2011 criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
29-Jun-2008
ImageBastonário deliberou em pleno conselho geral uma regra que lhe garante receber seis ordenados no final do mandato, em 2011, 'de uma vez só', descrito como um subsídio de "reintegração" na profissão, no valor de € 40.000 e ainda o vencimento mensal de € 6.000.

Acta do Conselho Geral datada de 18 de Janeiro de 2008
 
António Marinho e Pinto chegou e cumpriu. Ao décimo dia em que exercia o cargo de bastonário da Ordem dos Advogados (OA), a 18 de Janeiro de 2008, decidiu instituir uma remuneração fixa mensal para o cargo pelo qual tinha sido eleito em Novembro de 2007. O valor? Equivalente ao do procurador-geral da República, cerca de 6 mil euros.

Mas não ficou por aqui e levou a votação, no primeiro Conselho Geral a que presidiu, uma cláusula que obriga a que "aquando a cessação de funções exercidas no regime de exclusividade de bastonário, este receberá o equivalente a metade da compensação anual referida".

Ou seja, em 2011, quando deixar o cargo de bastonário dos 25 mil advogados de Portugal, Marinho e Pinto, eleito pela larga maioria de uma advocacia "deprimida e não de luxo", conforme ele próprio explicou em plena fase eleitoral, irá receber quase 40 mil euros, de uma vez só, definido como um subsídio de reintegração na função de advogado.

Quer a remuneração mensal, quer este subsídio de reintegração são inéditos na Ordem, instituição com mais de 80 anos. "Facto inédito e sem precedentes", explicou uma fonte próxima daquela estrutura, que preferiu o anonimato.

O valor em causa será retirado dos cofres da própria Ordem dos Advogados, que são preenchidos pelas quotas pagas por advogados, muitos deles em situações profissionais precárias. Em média, os advogados portugueses recebem cerca de mil euros mensais pelos seus serviços.

Ao que o DN apurou, a cláusula da remuneração foi votada por unanimidade pelo Conselho Geral. Já a cláusula de remuneração de seis meses de ordenado, no final do mandato, foi aprovado com dois votos contra e duas abstenções. O Conselho Geral é o órgão a que o bastonário preside na estrutura e foi eleito pela lista de Marinho Pinto.

Mais: os presidentes dos conselhos distritais da Ordem não foram consultados nesta matéria. Foram apenas notificados, via fax, das novas condições remuneratórias do bastonário.

A exclusividade do exercício do cargo de bastonário e respectiva remuneração foi, recorde-se, uma das bandeiras de Marinho e Pinto durante a campanha eleitoral.

Até à hora do fecho desta edição, o DN tentou insistentemente falar com o bastonário, sem sucesso, e contactou o seu assessor de imprensa, mas também ele não conseguiu chegar à fala com o bastonário. Marinho e Pinto foi o advogado demitido por José Miguel Júdice, quando este era bastonário, da Comissão dos Direitos Humanos, por ter criticado, em plena Assembleia da República, as regalias que a classe da magistratura reclamava para si.
 
DIÁRIO DE NOTÍCIAS | 29.06.2008
Comentarios (51)add
... : um cidadão
Penso que ele deve ganhar muito mais do que a maioria dos políticos nacionais, nomeadamente, deputados e presidentes de cãmaras.
29.Junho.2008
... : Hi-Hi-no-Havai
Esta é para os "descamisados". Tomem lá que é para aprenderem.
29.Junho.2008
... : Juiz em Portugal
"Em exclusividade"? Impressão minha ou ainda há poucos dias o Sr. Bastonário representava, em Tribunal, um arguido acusado de corrupção? E é mais uma vez impressão minha, ou o Sr. Bastonário representa um demandante cível num processo crime que corre termos na comarca de Lagos e onde dois arguidos, médicos, são acusados de homicídio por negligência (a leitura do acórdão está agendada para um dos próximos dias)?
29.Junho.2008
... : Anónimo
Já estou como em relação ao Pinto de Sousa...

Votaram nele? Agora não se queixem....
29.Junho.2008
... : Ramsés

Concordo com o subsídio de reintegração.
Porém, há-de ter justificação.
Será que o Sr. Bastonário tinha serviço que justificasse este subsídio?
A minha dúvida reside no facto de se ter dedicado a tempo inteiro à função de bastonário.
Como é, não fazia nada antes? Não advogava?
29.Junho.2008
... : exclusividade?
O Sr. Bastonário diz que recebe porque está em exclusividade como tal, que não tem processos em que intervém como advogado...

Curioso...

Então não é que em Lagos está a correr termos processo em que o Sr. Bastonário, já depois de o ser, teve intervenção em sessões de julgamento?

Com procuração junta aos autos?

A investigar ...
(nem é muito difícil - é um processo relacionado com umas mortes no Hospital de Lagos, que já foi referido na comunicação social...)



29.Junho.2008
... : exclusividade?
A investigar também:

A remuneração do PGR, penso eu "de que" é reduzida por via do tecto salarial, pois que não pode ser superior à do PR. Ou seja - embora se refira que ganha X, ganha, efectivamente, menos que X, por estar limitado o montante. O mesmo se passará com o Presidente do STJ.

Será que o Sr. Bastonário também tem o seu ordenado limitado nos mesmos termos?
29.Junho.2008
... : exclusividade?
A investigar também:

Quais os descontos que o Sr. Bastonário faz?
Será que desconta o mesmo que o PGR?
29.Junho.2008
... : Um Juiz Que Não Será Presidente
Calma, Senhores. O Sr BOA certamente irá descontar do seu vencimento (por ser BOA???!!!...) e do subsídio de reintegração (e os Juízes - e os Políticos, já agora - é que ganham fortunas e tinham privilégios, não era???!!!) o que recebe como jornalista de serviço em várias TV´s (SICN, etc.) e Jornais (quasi todos...) e a publicidade gratuita que representa o exercício do cargo. Aposto triplicado contra singelo que o Senhor fará isso, pois o contrário seria uma tração ao seu eleitorado, sendo certo que a coerência que sempre manifestou lhe impedirá outro comportamento, não acham???....
30.Junho.2008
... : "descamisado" que não votou Marinho Pinto
Ora aí está, mais uma notícia que muito orgulha a classe.
No fundo é a Ordem dos Advogados a apoiar os pobres e desfavorecidos, nem que seja apenas um, O Bastonário. Se porventura um Advogado se atrasa no pagamento de 2 meses de quotas, seja por dificuldades ou esquecimento, arrisca uma suspensão da sua actividade, o que, o impede de continuar - quer tenha quer não tenha clientes - a obter rendimentos na actividade profissional que escolheu e para a qual trabalhou.
Não escandaliza pois que o Bastonário, para além de se auto-remunerar com ? 6.000,00/mês (a crer no teor da notícia), tenha ainda direito a um subsídio de ? 40.000,00, porque depois não tem nem clientes nem trabalho. Nestas coisas as projecções mediáticas, aparições públicas e posições de destaque são tramadas para mais tarde arranjar clientes. Se o Sr. Bastonário quiser poderemos abrir uma linha de apoio solidária, associada a uma conta bancária, para que todos possamos contribuir para o seu retorno à Advocacia. Qual Banco Alimentar contra a fome.
Só lhe falta adquirir um dos novos computadores com preços acessíveis e com acesso à internet para contabilizar os rendimentos que aufere às nossas custas.
Se fosse tão bom a defender os interesses da classe como é a defender os dele!?
Próxima medida deverá ser aumentar as quotas dado que o dinheiro na Ordem, atendendo às novas despesas deliberadas, não deverá abundar!!!!

30.Junho.2008
... : sempre na mesma
O homem é um verdadeiro iluminista...
Le Etat c´est moi...
Afinal quem é que tem os previlégios e honrarias..
Enquanto não elevou o seu tecto salarial acima dos magistrados o homem não descansou..
Exclusividade?? Essa só dá para rir..
Assim vou é deixar de pagar as quotas..
Era só o que faltava encher os bolsos ao Marinho...
A Ordem é uma instituição que parece ser dirigida por um Mugabe Branco..

30.Junho.2008
... : Baltasar
Só rir. É só rir. É cá uma risota! smilies/cheesy.gif
30.Junho.2008
... : Tony
Agora apercebi-me que é melhor emigrar e só voltar em 2011, pois acho que ou os senhores advogados tratam de pôr este homem no sítio, caso contrário os jornais vão ter que abrir uma coluna específica diária para os escândalos e contradições deste bastonário...
30.Junho.2008
... : BOA
Fantástico!
E eu é que sou o burro...
30.Junho.2008
... : Noz moscada
Ó Dr. Marinho , lembra-se das custas e do ordenado dos Juizes?
O seu é das custas...
Tenha vergonha! Recandidate-se...
30.Junho.2008
... : Miguel Ferreira
Ó pá....desculpem a linguagem....mas isto é só "bater" no bastonário!!!! Ele é acusado (e com razão...diga-se) de andar constantemente a "bater " nos magistrados, policias, e até advogados....mas este blog (e outros do género) está a tornar-se um blog anti-bastonário....vejam lá se tem controlo nas vossas emoções....e analisem os factos com seriedade...nem tudo o que ele diz é mau....(embora concorde que diga muita asneira).

Quanto a este facto concreto...qual é o problema de termos um bastonário em exclusivo? Muito sinceramente eu concordo....

Qual é o problema da remuneração do bastonário? Muito sinceramente não vejo qualquer exorbitância nos 6 mil euros mensais....

Qual é o problema no subsidio de reintegração? Existe em praticamente todos os cargos, deputados, gestores, etc...

O unico problema que vejo é o facto de ter sido o próprio bastonário a propor esta remuneração....mas se ela está ajustada não vejo porque razão tanto alarido....

Os restantes actores judiciários, sobretudo os srs magistrados e alguns advogados, tenham mais calma...pois aparentam um ódio ao bastonário que os leva a fazer exactamente aquilo que criticam no BOA....critica fácil e sistemática....

E para que fique claro....eu votei Marinho Pinto...não tenho concordado com 80% do que ele faz...mas não vou dizer mal dos 100%!!!!

Cumprimentos
30.Junho.2008
... : BOA em mangas de camisa
Então os magistrados são uns privilegiados?
Se os magistrados são uns privilegiados, faz todo o sentido, na hora de escolher a minha remuneração, na miríade de critérios possíveis, escolher a equiparação aos privilegiado PGR e presidente do STJ.

Questão a pensar: vou anunciar que vou ter um salário igual ao presidente do STJ ou que é igual ao PGR (que são iguais)?
Depois de ter dito dos juízes o que Maomé não disse do toucinho, é melhor dizer que é igual ao PGR, que ninguém vai notar.

P.s. Só espero que o cargo de PGR não deixe de ter remuneração própria e o dito passe a ter apenas a remuneração de origem, poi aí vou ter de continuar a viver com aquilo que declarava para o IRS...
Pps. Só espero que os jornalistas mantenham a sua actual capacidade de investigação e não descubram quanto é que eu declarava para IRS, se não ainda vão descobrir que estas alcavalas...

30.Junho.2008
... : pois é
Qualquer advogado o dirá: o nível de exigência atingiu agora o máximo, Sr. BOA! Tem de justificar diariamente o seu vencimento perante TODOS aqueles que lho pagam..
30.Junho.2008
... : mais do menos
Isto é meia verdade:
"Marinho e Pinto foi o advogado demitido (...) por ter criticado (...) as regalias que a classe da magistratura reclamava para si."
Ele foi demitido porque afirmou que era dentro dos Tribunais onde mais se violavam em Portugal os direitos humanos.
30.Junho.2008
... : JONY
Isto de facto é uma farsa. Meus Senhores, Jovens Advogados, acabem com o pagamento das quotas e aguardem....
30.Junho.2008
... : zuleika
Eu dou razão ao dr. Marinho.
Neste país a exclusividade tem um preço.
E deve ser paga.
Como os Srs. Juízes deverão reivindicar mt mais do q ganham actualmente, pela dedicação aos feriados, f d s, e noites.
Este país vive das aparências, das falsas virtudes, das moralidades aniquilosadas.
Pode-se não concordar c o dr. Marinho em mt coisa...mas nisto tem razão.
Já agora, como estão as acções nos TAFs da ASJP?
Convida-se a ASJP a informar em q estado estão as acções.
30.Junho.2008
... : silva santos
Ou cegos ou pouco isentos. Não tem as regalias dos políticos. E como advogado ganhava mais. Pensem.
30.Junho.2008
... : miro
Tenho muito que fazer
Tenho muito que ´studar
Mas perante esta notícia
Eu não me posso calar

Não era este senhor
Afamado jornalista
Que chamava à minha classe
Classe corporativista ?

Criticava os juízes
Com aparo de silex
Na coluna do expresso
Que chamava Dura Lex:

Os serviços sociais
Pagos à custa do ´stado
Pró juiz não podem ser
Pois é privilegiado

Têm viagens gratuitas
Enquanto o povo se esfalfa
Este paga e eles não
Mesmo nos comboios Alfa

Mesmo tendo casa própria
Televisão e até vídeo
Mesmo assim o nosso Estado
Paga-lhes um subsídio

Todos nos lembramos bem
Das calúnias do doutor
Enquanto o mesmo mamava
Gotas do nosso suor

Pois então não é verdade
Que nesta maledicência
Se esqueceu que ia buscar
Depois das custas contar
Dinheiro p´rá Previdência

Legislação em vigor
Basta ler com atenção
Contrario ao que ele dizia
É ele, não nós, o mamão

E o corporativismo
Vista bem a sua classe
Não advém dos juízes
Mas vê-se no seu disfarce

Quando eleito bastonário
Abriu-se o seu pensamento
´stipulou um ordenado
Que lhe vai ser destinado
À custa do orçamento

Mas como também recebe
P´la caixa do advogado
Ele mama à custa da Ordem
E mama à custa do Estado

Vê-se bem que o jornalista
Ao passar a advogado
Prova não ser o juiz
A viver, como ele, feliz
Bem como à custa do Estado

O nosso ex-jornalista
Com a postura em que anda
Mostra que é advogado
E disso faz propaganda

Ao sair de bastonário
Com tais chutos à ?trivela?
Em vez de perder ele ganha
Muitíssima clientela

E vistas assim as coisas
Pode perguntar-se então
Se precisa do dinheiro
P´rá sua reintegração

Repito aqui o que disse
Há dias num comentário
Acerca dessa benesse
Referente ao seu salário:

Na sua reintegração
Bate os colegas aos pontos:
Levo o bolso a abarrotar
Com quase oito mil contos
30.Junho.2008
... : O quê?
silva santos: " E como advogado ganhava mais. Pensem" E os magistrados é que são bem pagos e privilegiados?
30.Junho.2008
... : Viperina
Relativamente a esta notícia relembro o que foi dito e bem por um ex-candidato ao cargo ora exercido por Marinho Pinto: A partir do momento em que o bastonário começar a usufruir de remuneração, abre-se um precedente - é que todos os dirigentes da Ordem podem querer fazer o mesmo".. "Isto vai resultar em quotas multiplicadas até ao infinito e vamos passar a ter pessoas a concorrer à Ordem só para ter remuneração. Esta situação não é aceitável",
"Um bastonário remunerado será um bastonário no qual os advogados ainda se vão rever menos do que agora",

Não podiam estas palavras serem mais acertada. O que me faz alguma confusão é o facto do Conselho Geral ter aprovado tal remuneração...... Será que já se manifesta o tal precedente de que aquele ex-cadidato falava?
30.Junho.2008
... : Gajo atento a mandar
Alguém pode fazer o favor de me explicar o que é que ele terá para fazer que lhe ocupe tanto tempo (todos os dias úteis deste e dos próximos dois anos) e que seja incompatível com a manutenção da sua actividade profissional?

Não pode subdelegar quando houver sobreposição de agendas??

É ir à TV que lhe ocupa muito tempo??

Com a "notoriedade" (calma, notoriedade no sentido de ser conhecido, nada mais, embora eu também concorde com uma ou outra coisita que ele diz - caso do negócio do edifício dos CTT em Coimbra, que justificará uma investigação, etc) não duvido que no futuro ele vai ter muitos mais clientes.

E, tendo em atenção a conviccção e a confiança como ele fala até me custa conceber que ele admita a hipótese de os clientes que porventura tenha perdido não voltarem logo a correr para o seu escritório no fim do mandato!

E depois de três anos anos a receber seis mil euros mensais não tenho grande dúvidas de que no final do mandato já terá ali um bom pé de meia para retomar a sua actividade profissional...


Também gostava de saber quanto declarou ele para efeito de IRS nos últimos anos e não apenas no último, pois já deu a entender que comparado com este ano (2007 - ano em que tiveram lugar as eleições, sendo de supor que a declaração correspondente tenha sido apresentada já em 2008 ) ficou a perder dinheiro.

Como o Sr. Bastonário se mostrou disponível para facultar tais informações solicito a algum senhor jornalista que preste um bom serviço à Nação recolhendo-as e noticiando-as.

Por falar em jornalista, recordei-me agora de um artigo do Sr. Bastonário sobre um juiz que teria insultado membros do CSMP. Recordo-me que na altura da sua publicação fiquei perplexo... Então não é que os factos já se tinham passados há vários meses e que no artigo não havia um mínimo de concretização temporal!!! (mas pudera, face ao seu atraso - talvez houvesse falta de inspiração para "malhar" nos juízes - não lhe convinha demonstrar que aquilo já não era notícia e muito menos ainda com dignidade para bastante para ser publicada no Expresso). Só os leitores menos informados terão considerado aquilo interessante.
30.Junho.2008
... : Tony
Perguntou o "Gajo atento...", alguém pode fazer o favor de me explicar o que é que ele terá para fazer que lhe ocupe tanto tempo (todos os dias úteis deste e dos próximos dois anos) e que seja incompatível com a manutenção da sua actividade profissional ?

Não sou a pessoa indicada para responder, mas acredito que o que ele tem para fazer que lhe ocupe tanto tempo é apenas e tão só, dizer mal dos juízes e dizer bem dos amigalhaços da Casa Pia, pois sem exclusividade continua a defender arguidos acusados e condenados por pedofilia e das notas de honorários de mais de 50.000 euros que costuma apresentar aos seus clientes por perder os processos e que era bom que fosse objecto de investigação séria.
30.Junho.2008
... : Dúvida impertinente
tendo presente a natureza especial da OA (com atribuições de natureza pública), o estatuto do Bastonário (com honras de Estado legalmente consagradas) e a circunstância de a OA receber dinheiro do Estado (que também reverterá para este salário; veja-se a taxa de justiça cível), NÃO DEVERIA AGORA O B.O.A. FAZER O SEU REGISTO DE INTERESSES JUNTO DO TRIBUNAL DE CONTAS.
30.Junho.2008
... : Hegel Lusitano
Não me quero intrometer nas decisões que internamente são adoptadas pelos órgãos da Ordem dos Advogados, por isso não vou comentar sobre a justeza substancial destes privilégios.

Gostaria apenas de suscitar duas questões:

1) O Senhor Bastonário da Ordem dos Advogados vai passar a defender que um juiz ou magistrado do Ministério Público quando deixe de exercer deve receber um subsídio de reintegração nos mesmos termos em que ele estabeleceu para si ?

2) Como é que o Senhor Bastonário da Ordem dos Advogados calculou a remuneração do PGR (que é idêntica ao do Presidente do STJ) ? Teve em consideração o tecto salarial que obsta a que o PGR e o Presidente do STJ aufiram uma remuneração cerca de 15% inferior àquele que seria o devido ? É que nem o PGR nem o Presidente STJ auferem 6.000 euros ilíquidos mensais, mas cerca de 15% menos, face ao aludido tecto salarial.

Agradeço que alguém faça o favor de investigar e informar.
30.Junho.2008
... : Administrador In Verbis
Sr. Miguel Ferreira:

1. Este espaço não é um blogue, mas sim uma revista digital. Agradeço que não confunda os espaços.

2. Esta revista não é anti-ninguém. Limita-se a transcrever notícias, artigos de opinião e artigos que se consideram de interesse relevante para a comunidade jurídica e a cidadania. A liberdade de opinião, quando não ofensiva nem descontextualizada, é aqui tomada por primado essencial e é por isso que se podem ler nesta revista opiniões díspares, quer a favor ou contra, logo nunca pode ser considerada anti-A ou anti-B.

3. Se a verdade fere, é matéria que nos é absolutamente alheia e que não nos demoverá em continuar a divulgar aquilo que muitos queriam que ficasse oculto. Bem pelo contrário, quando há quem intente calar-nos, designadamente com ofensas gratuitas efectivadas em blogues diversos por pessoas que têm a cobardia de não se identificar, motiva-nos a continuar.

Melhores cumprimentos.

30.Junho.2008
... : Bolas Paradas
Já que lhe pagam, porque é que não lhe pagam para estar calado?
30.Junho.2008
... : Hi-Hi-no-Havai
De vez em quando aparecem por aqui uns Miguéis Ferreiras completamente desenquadrados do espírito da Revista. Surgem de pára-quedas mas assim como surgem se vão e, a menos que mudem de postura e sejam mais justos e verdadeiros naquilo que dizem, não fazem cá falta nenhuma.
30.Junho.2008
... : Estado de Citius
Não existia, à partida, qualquer problema a que o BOA exercesse as suas funções em regime de exclusividade e, em consequência, fosse remunerado.
O problema reside agora na forma como o BOA vem exercendo as suas funções e está por saber se a maioria dos advogados se revê no BOA que tem.
Se eu fosse advogado estaria neste momento a questionar-me se pago quotas para financiar a asneira...
30.Junho.2008
... : Viperina
Estado de Citius, o problema é que se não pagarmos quotas isso só vai fazer com que nos prejudiquemos a nós próprios, com uma eventual suspensão da inscrição. Mas lá que dava vontade dava.......
30.Junho.2008
... : Bravo
Caros advogados
Estão V.Exas. a ser ludibriados pelo vosso Bastonário actual.
1º: Para compensar a exclusividade do exercício do cargo ofereceu a si, à vossa custa, o mesmo que para magistrados, nas suas palavras, são privilégios incumensuráveis;
2º: Acrescentou-lhes ainda cerca de 40.000 euros, pagos pelos colegas;
3º: E continua descaradamente a advogar (com procurações passadas), na esperança que a censura súcialista e corporativista não deixe transpirar para o público a mentira (no que tem sido bem sucedido, claro).
30.Junho.2008
... : ViraODisco
Há coisas impressionantes!

1º A remuneração do Bastonário foi aprovada em Congresso nos tempos de José Miguel Júdice;
2º Foi debatida durante a campanha eleitoral, de forma acesa, pois estava prevista no programa do Dr. Marinho e Pinto;
3º Foi sufragada por larga maioria de advogados;
4º Foi aprovada pelo CG, orgão a que competia decidir e deliberar sobre o assunto, o que fez, cumprindo a vontade de todos os advogados que sufragaram o seu programa eleitoral;
5º Os Conselhos Distritais têm competências específicas no Estatuto, que não se confundem com as dos outros orgãos (parece que as andam a confundir muito...pouca leitura do Estatuto).
6º Foi sufragada a remuneração do Bastonário como programada e publicitada durante a campanha, muito inferior, por sinal, à de alguns funcionários da Ordem.

Sujeito a contestação estes factos.

Ódios pessoais à parte, haja bom senso. Suponho que se trate de site frequentado por juristas e que também sejam juristas todos os titulares de orgãos da Ordem, o que torna difícil compreender certos argumentos contrários ao Estatuto que os vincula e rege as suas funções.
30.Junho.2008
... : Juiz
Se os advogados portugueses querem oferecer um ordenado ao seu bastonário, o problema (dinheiro) é deles e de mais ninguém. É, aliás, a consequência natural da ascenção do proletariado advocatício ao prestigioso cargo de bastonário. Até aqui, só lá tinha chegado quem tinha uma carreira prestigiante e podia sustentar o cargo. Agora, chegou quem tem de ser sustentado pelo cargo. Sinais dos tempos. Ainda assim, não resisto a comentar que a do "subsídio de reintegração" é absolutamente fabulosa e só prova que, em muitas pessoas, a falta de inteligência não é necessariamente sinónimo de estupidez.
P. S. - De qualquer modo, quando, daqui a alguns anos, os candidatos ao lugar de bastonário atingirem várias dezenas, depois não se queixem smilies/grin.gif
30.Junho.2008
... : Fantas-Porto-Metropolitan
Zuleika: na mouche, como estao as acções da ASJP nos TAFs? Sem juiz, ou c mtos processos anteriores, o q se passa?
30.Junho.2008
... : horacio
Que o Bastonário receba um subsídio razoável, concordo; senão só podiam ser bastonários os advogados ricos ou membros de grandes sociedades; agora o "subsídio de reintegração" é um abuso. E é com satisfação que registo que tal "subsídio", num Conselho Geral que à partida parecia inteiramente fiel ao Dr. Marinho, tenha tido 2 votos contra e 2 abstenções!
01.Julho.2008
... : Um Juiz Que Não Presidirá
Subscrevo por baixo o que o Colega Juiz escreveu acima. Chegará brevemente a vez da proletarização do cargo de BOA, o que naturalmente é de lamentar! Mas o cero é que quem ventos semeia colhe tempestades.
01.Julho.2008
... : pol
este marinho é um espertalhão.
01.Julho.2008
... : Carol
Estou particularmente satisfeita por contribuir mensalmente para o pagamento do salário do Tio Marinho! aprecio a sua frontalidade.... e pelo menos não furta de soslaio... aprova o seu salário, compensações, etc.... à descarada... como sempre faz.... os outros encontravam subterfúgios para encher os bolsos!
01.Julho.2008
... : Tony
Assim é que é bom.
Os deputados fixam os seus vencimentos (melhor, os subsídios extra)
Os membros do governo fixam os seus vencimento e o dos seus assessores (melhor, os subsídios, motoristas, cartões de crédito, senhas de presença e outros aditivos extra)
O bastonário da Ordem dos Advogados fixa o seu próprio vencimento (superior ao do Presidente do STJ).
Só os juízes estão dependentes da fixação do seu vencimento pelo poder político, aliás, congelado há dezanove anos.
Depois os privilegiados são estes últimos, claro.
01.Julho.2008
... : Advogado
Senhores magistrados,

O muro das lamentações está distante: Israel! As vossas angústias são preocupantes!
É verdade que os discursos do Sr. BOA estão, na maoria das vezes, impregnados de demagogia fácil e soam a teorias de comadres, mas há uma verdade incontornável : Pelo menos o Sr. BOA tem liberdade de expressão... não há quem lhe cale a indignação. Quanto aos srs. magistrados só são valentes quando se deparam com um advogado inexperiente.....Quanto ao resto impera a lei da rolha!
O salário não me repugna... pelo menos aufere á descarada! Não fabrica subterfúgios, como outros fizeram, para encherem os bolsos de forma dissimulada.... embora eu não me reveja na postura por ele adoptada, admiro-lhe a impetuosidade e a ousadia de abanar o sistema! espero que a escravatura, ressuscitada pelas sociedades de advogados tenha os dias contados!
01.Julho.2008
... : O Pinto
Invejosos.
01.Julho.2008
... : abc
APOSTO que a média mensal DECLARADA ao FISCO nos últimos 5 anos por este jornalista-advogado é bem inferior a 6000 euros!...
02.Julho.2008
... : VILA VERDE
A maior parte dos comentadores e dos jornalistas andaram todo este tempo a dormir. O Sr. bastonário da OA, enquanto candidato, em plena campanha eleitoral e em debate televisivo defendeu que o Bastonário devia exrcer o cargo em exclusividade, evitar algumas promiscuidades enquanto Bastonário e aproveitar-se do cargo para intervri em processo mediáticos, e dessa forma ser criado um vencimento mensal de seis mil euros e subsídio de reintegração de seis meses. Nenhum dos restantes candidatos contestou, nenhum órgão da comunicação considerou sensacionalista, nenhum comentador levantou a voz nenhum dos milhares de advogados que nele votaram deixou de o fazer por isso.
Onde está agora o alarido. Somente agora descobriram o quê ? Aquilo que foi dito e feito às claras. Efectivamente, consegue-se, por vezes, descer tão baixo que olhando para cima encehem os olhos de pó.
Quando votei no Dr. Marinho Pinto, sabia que ganhando isto ia suceder. onde está o mal? Não trabalha para a OA. (bem ou mal, isso já é discutível). Grave seria se não tivesse suspendido a sua activiadade e não exercesse o cargo em regime de exclusividade.
Os anteriores Bastonários não tinham vencimento, mas disponibilizavam pouco tempo para a OA., tinham todos os dias de manhã o motorista à porta (Sr. Paulo) que os levava para os seus escritórios de advocacia e ali ficavam todo o dia e o motorista à porta do escritório, no carro ou a subir e descer a Avenida, tipo pronto socorro.
Nunca outro Bastonário reuniu com as Delegações da OA. no faraónico salão nobre em Lisboa.
Se a Ordem tem dezenas de milhões de euros de receita anulamente, faraónicas instalações onde está instalado o Conselho Geral, grandiosos instalações onde estão os instalados Conselhos Distritais (pobres e miseráveis instalações das Delegações, a maior parte cedidas por favor pelos tribunais e outras nem assim)
Se a Ordem paga centenas de milhares de euros a formadores (alguns de qualidade duvidosa e quase sempre os mesmos - ? 50,00/Hora), porque n~
ao deverá pagar ao seu Bastonário um vencimento de ? 6.000/mês, se multiplicassemos as horas que disponibiliza em serviço da OA pelos ? 50,00 que auferem os formadores, concerteza que teria da auferir mais do dobro (arriscarei a afirmar que alguns advogados formadores da OA. ganham mais por mês na OA do que o Bastonário e ninguém se incomoda. Enfim...
02.Julho.2008
... : Hi-Hi-no-Havai
A Ordem tem "dezenas de milhões de euros de receita por ano", como afirma Vila Verde? É pá, essa não sabia... Dezenas de milhões??? A minha alma está parva.
02.Julho.2008
... : VILA VERDE
Caro Hi Hi, não se admire (basta consultar os relatórios de contas no sito da OA), porque no ano 2007, somente de receitas correntes a OA obteve 12.080.504,88 acrescer os que os estagiários pagam com sua inscrição em exame, acções de formação, multas aplicadas em processos disciplinares - e são muitas! -substituição de cédulas, transferências de inscrições de uma comarca para outra etc.etc.etc.
Mais, se quotas mensais dos advogados é de ? 37,50, multiplicando por cerca de 22.000 a 23.000 advogados pagantes, já se verá o resultado.
No ano de 2007, apresentou a ordem um resultado económico positivo de cerca de 600.000,00.
Por isso, pode e muito bem pagar o vencimento do Sr. Bastonário.
03.Julho.2008
... : ViremODisco
Concordo com a posição lúcida de Vila Verde. Esta questão foi debatida e submetida a sufrágio (aliás, tal como a dos estagiários). Foi "aprovada" desde logo pelos cerca de 75 % de advogados que votaram no actual Bastonário (aqueles que pagam as quotas, que, mais que para cobrir o vencimento do Bastonário, servem há muito para pagar salários muito superiores de alguns funcionários da OA (alguns mais do dobro), tal como extravagancias de alguns Conselhos Distritais. E nestes casos, sem a aprovação, mesmo sem o conhecimento, dos advogados em geral.).
Para quê tanto alarido agora e "novos sufrágios"?1 (para mais por quem não tem legitimidade para o efeito).
03.Julho.2008
... : ANTONIO BARBOSA
Caro ViraO Disco, relativamente aos estagiários o candidato Marinho Pinto embora tenha aflorado na campanha não concordar que os estagiários estivessem a defender as pessoas com menos recursos, tal não corresponde totalmente às posições agora tomadas: excluir uns e admitir outros com substabelecimento do patrono, contribuindo para grandes desigualdades. Além disso, no sistema de acesso ao direito as nomeações oficiosas em processo penal ( a maior parte) abrange pessoas com muitas possibilidades económicas mas que decidiram, porque mais barato fica, aceitar a nomeção oficiosa, mesmo que seja o advogado estagiário.
Nesta questão não concordo com o Sr. Bastonário.
Seria mais coerente com o seu discurso excluir todos os estagiários do sistema de acesso ao direito, apresentando-lhes um novo modelo de formação - o que não acontecerá.
03.Julho.2008
Escreva o seu Comentario

Este post foi bloqueado. Impossivel adicionar comentarios.


busy
 
< Item anterior   Item seguinte >
Sondagem