header image
Início seta Advogados seta Acusação sem arguidos identificados ?
Acusação sem arguidos identificados ? criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
26-Jan-2008

"Existe em Portugal uma criminalidade muito importante, do mais nocivo para o Estado e para a sociedade, e que andam por aí impunemente alguns a exibir os benefícios e os lucros dessa criminalidade e não há mecanismos de lhes tocar. Alguns até ostensivamente ocupam cargos relevantes no Estado Português", afirmou Marinho Pinto, bastonário dos advogados, à Antena 1. Marinho Pinto acrescentou que há pessoas com cargos de relevo no Estado português que cometem crimes "impunemente" e que em breve poderá avançar com casos concretos. Ainda segundo o bastonário dos advogados, "o fenómeno da corrupção é um dos cenários que mais ameaça a saúde do Estado de direito em Portugal". [JN]

 

Desenvolvimentos:

PS espera que Bastonário dos Advogados fundamente as acusações
O Partido Socialista espera também que o Bastonário da Ordem dos Advogados concretize as afirmações proferidas hoje na Antena 1. Vitalino Canas do PS afirma que António Marinho e Pinto deverá ter " um fundamento sólido" ao efectuar as acusações de que se cometem crimes, no exercício de cargos do Estado. Vitalino Canas defende o esclarecimento de tais denúncias. [in RTP]

PGR ordena inquérito às declarações de Marinho Pinto
O procurador-geral da República, António Pinto Monteiro, determinou hoje a abertura de um inquérito às declarações do bastonário da Ordem dos Advogados sobre a existência de crimes cometidos "impunemente" por pessoas com cargos de relevo na hierarquia do Estado. Pinto Monteiro decidiu avançar com a iniciativa, desencadeada ao abrigo do Código Penal, "tendo em consideração as declarações do bastonário (...), a gravidade das afirmações feitas e a repercussão social das mesmas", lê-se no despacho, citado pela Lusa.

CDS quer Marinho Pinto na Assembleia da República
Confrontado com estas declarações, o CDS-PP anunciou esta tarde que vai requerer a presença de Marinho Pinto na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias para que o bastonário concretize as acusações proferidas.  Hoje, o doutor Marinho Pinto não é apenas um advogado que faz declarações polémicas, é o bastonário da Ordem que representa todos os advogados. Não pode, por isso, fazer declarações de tamanha gravidade de forma genérica, sem criar suspeições”, explicou à Lusa deputado Nuno Melo.

Comentarios (64)add
... : OA=adm. pública!
o sr. bastonário não vai justificar nada, escondendo-se atrás de argumentos aparentemente lógicos, mas na verdade absurdos.

isto, como é óbvio numa sociedade em anomia e sem respeito pelas autoridades do Estado, vai dar em ... zero..., como sempre.

o sr. bastonário vai agora falar de política, dizer que o assunto é político, como se a função dele fosse política.

e assim vai este país. muito barulho e consequencias práticas zero...


26.Janeiro.2008
... : advogadohonesto
o sr. bastonário dirige uma associação PÚBLICA com um OBJECTIVO LEGAL PRECISO, e não para fazer política, sindicalismo ou alarido vazio.
26.Janeiro.2008
... : Advogado chateado
Este dito bastonário, político ou jornalista (venha o camaleão e diga qual é quem) acabou de deitar toda a advocacia na lama e no descrédito.
Como pode querer defender direitos do homem ou dos arguidos se o indivíduo faz uma acusação torpe contra **todos** mas sem ter a coragem de identificar um que seja ?
É assim que tem feito com todos que têm-se colocado à sua frente, falo dos juízes, que têm sido as suas vítimas.
Quando é que o mesmo vai aprender que é com tento na língua e já agora no intelecto também, com bom senso e ponderação que se exercem cargos públicos ??
Demita-se já !
26.Janeiro.2008
... : Bruno P.
Não vou pronunciar-me em concreto sobre mais este fait-divers que o seu autor é exímio em criar.
Mas palpita-me (!) que este vai ser outro item com muitos... muitos... comentários !
(Desculpe Senhor Administrador por este desabafo e compreenderei se não publicar este comentário).
26.Janeiro.2008
Nobilis
Aqui está mais um.
Crime: denúncia caluniosa.
Porqué no te callas?
Está bom de ver que quem muito fala, pouco acerta, se não mesmo, como é o caso, diz asneira.
Se o Sr. pretende defender o estado de direito, porque não cumpre as respectivas regras, isto é, participando os factos que conhece às autoridades competentes?
Porque não ocupa o seu tempo tratando da sua casa, isto é, dos problemas dos Advogados, cuja maioria bem precisa, principalmente os que estão em início de carreira, que vivem sem honorários de qualquer espécie, com os pais a pagar as despesas do escritório a ver se as coisas melhoram, fartos da indiferença de muitos, inclusive da sua, apesar das suas declarações aparentemente em sentido oposto?
Não será, certamente, com esse discurso que o Sr. ajuda algum Colega, muito menos a si.
Bastonário, basta!
26.Janeiro.2008
... : Mendes de Bragança
O cerco ao Dr Marinho Pinto já está a começar.
Vão dar cabo dele. Ela anda a pedi-las há muitos anos.
Agora que concretize perante a PGR e a AR quem são os corruptos que ocupam os mais altos cargos do Estado.
E mais não comento, porque ele não merece mais do que isto.

26.Janeiro.2008
... : O Aprendiz de Jurista
Valha-nos Deus!
Quando o Sr. Bastonário foi eleito dei-lhe o benefício da dúvida, quando tomou posse escrevi, em resposta a alguns seus apoiantes, «daqui a um ano falamos (?)», e agora esta! Não é que o homem não aguentou nem um mês (mais coisa menos coisa!)!
Na verdade, supera todas as (piores) expectativas.
Não quero ser obrigado a dar razão, à rudeza, à falta de urbanidade, dos seus antecessores nos considerandos que dele fizeram em público, mas francamente? estou desolado com o comportamento do Sr. Bastonário.
Um elefante em loja de porcelanas, é o que é.

26.Janeiro.2008
... : Santos
A aventesma do Bastonário meteu-se com o PGR errado. Pinto Monteiro é um homem que sabe bem o seu lugar ao contrário de Marinho Pinto.
26.Janeiro.2008
... : cgf
O Sr. Bastonário da OA veio dizer exactamente o mesmo que o Sr PGR à uns tempos atrás. Mas não sabe o que diz...
O Sr. Bastonário da OA veio reiterar o que a Procuradora Morgado sempre afirmou a quem quisesse ouvir... Hoje é a paladina da anticorrupção...
O Sr. Bastonário da OA fez uma acusação nos mesmos modos que o Dr. Saldanha Sanchez à uns meses atrás em relação aos magistrados da "provincia" e o poder autárquico. Mas este é um dos mais distintos juristas do país.
Espero que ao contrário destas personalidades o Sr. Bastonário da OA concretize as situações e fulanize os respectivos agentes dos ilicitos.
Caso contrário (e aqui nem o segredo profissional o poderá salvar) só lhe resta um destes caminhos. Ou renuncia ao cargo de Bastonário, ou submete-se a julgamento disciplinar pelo Conselho Superior da OA.
Para bem da justiça em Portugal espero que as acusações se concretizem.
Um aviso para a navegação.
Um Bastonário fraco, implica uma OA fraca.
Uma OA fraca é uma porta aberta à prepotência.
26.Janeiro.2008
... : siga
O Sr. advogado Marinho Pinto (talvez não o Sr. jornalista) sabe que quem acusa tem de provar...
É claro que ele o vai provar, com provas sólidas que ajudarão a recuperar a sua credibilidade e a confiança no Estado de direito, do tipo: "eu seu que vocês sabem do que eu estou a falar".
26.Janeiro.2008
... : BD
Lá estão os títulos dos jornais a fazerem das suas cedendo ao nefasto sensacionalismo. O bastonário não acusou ninguém sem identificar. O que ele fez foi lançar suspeitas de factos de realidade ofensivos da honra (ou da cabeça) de alguém para o ar e sem qualquer cuidado (necessita de conselheiros hábeis, é o que é - quantos tem o Presidente da República?, são necessários). Mas o bastonário, que não é nenhum caluniador, vai provar a verdade da sua afirmação (é uma questão de tempo) e dizer que tudo foi feito em nome do interesse público. Mais, do bem jurídico Honra até podemos passar para o crime de Corrupção e ver-mos então ao vivo o filme "O Triângulo da Morte", de realizador desconhecido (fala-se num asiático muito bom) mas cujos protagonistas são: Poder Político, Autarquias e Poder Económico versus Construção Civil. E, o que também vai ser digno de ser visto, é as cenas de acção filmadas nos tribunais, com toda a gente a arregaçar as mangas e a correr.
26.Janeiro.2008
... : A.Silva
O Sr.Bastonário aprecia muito ser noticia nos média.Não me parece que quem o escolheu o fizesse para ele ser comentador politico.O que ele fez foi lançar uma suspeição generalizada sobre tudo e sobre todos o que não é bom para o estado de direito e para a democracia.Pois bem vai ter que provar e dizer a quem se refere concretamente e denunciar os casos de que tem conhecimento.Mas ele começou mal o seu mandato,na semana passada deu a sugestão de que os juizes deviam der pagos pelo número de julgamentos que fazem,assim como quem paga á peça tipo fabricantes de calçado.Agora virou-se para os politicos que desempenham altos cargos no Estado,e até designou quais os partidos politicos de onde faziam parte esses dirigentes.
26.Janeiro.2008
... : Mefistófeles
Já tardava... smilies/grin.gif
Apesar de agora Bastonário, prosseguem as "bastonadas" do costume, com o modus operandi costumeiro.
Lança-se a atoarda para o ar, geral e abstracta, como convém, sob a capa de uma quixotesca e descamisada pretensão de lutar pela democracia e pelo Estado de Direito.
Pede-se concretização e tem-se a resposta igualmente habitual: assobiar para o lado, "ah e coisa e tal, isto é um acto político (político?!), vocês sabem do que estou a falar, e coisa e tal e o Sr. PGR, que até está fora do país, que apresente mas é resultados da operação furacão"...
Lamentável...
Enfim, mais um flátulo verbal do Dr. Marinho.
Tenham medo, Srs. Advogados.
Tenham muito medo.
26.Janeiro.2008
... : camarada veiga
É bem certo que o ultimo bastonário foi Castro Caldas. Judice e Rogério foram a antecâmara do que de tenebroso se revelou. A ordem acabou, o Dr. Marinho quer ser remunerado para falar de política. Onde está o advogado dos Advogados. Vai enlear-se em polémicas estéreis para depois dizer que não teve tempo para se dedicar ás causas da Advocacia. Pobres Advogados que já não basta serem o escarnio dos juizes e funcionários para agora passarem a ser o escarnio da sociedade. Mesmo que Marinho se demita é evidente que o universo dos votantes da Ordem escolherá, necessáriamente, outro Marinho. Agora só um " Golpe de estado".
26.Janeiro.2008
... : CPM
Valha-me Deus, ó Marinho,
Pelas suas baboseiras
Vejam quem eles elegeram
O homem só diz asneiras

Só asneiras não direi
Para ter mais precisão
Mas a forma como fala
Deixa-o logo sem razão

Diz as coisas em que pensa
Fala em tudo, não baliza,
O mal do Dr. Marinho
´stá no que generaliza

É assim com os juízes
A quem ele ataca a rodos
Mesmo que só um se atrase
Pelo atraso comem todos

Há que lhe dar um desconto
Ao bastonário aprendiz
Fechar-lhe as televisões
E não ligar ao que ele diz

Mas vejam o mal que faz
Com a sua alocução
Pois com estes alaridos
Safa-se a corrupção

26.Janeiro.2008
... : Censurado
"...sob a capa de uma quixotesca e descamisada pretensão de lutar pela democracia e pelo Estado de Direito." Mal estamos se isto é suposto ser defeito. A intenção e a vontade são o primeiro passo para a mudança. E, afinal, para quem diz, como alguns referem, tantas "asneiras", o facto é que muito vos agita e faz falar, mesmo que muitas vezes para dizerem nada. Bom sinal, bom começo.

26.Janeiro.2008
... : advogadohonesto
A Ordem acabou, o Estado (MJ) não exerce a sua autoridade democrática sobre a OA e o Dr. Marinho quer ser remunerado para falar de política.

Triste e INCONSEQUENTE!
26.Janeiro.2008
... : BD
O bastonário, como ele próprio disse hoje na TV, fez apenas e tão-só uma "denúncia política" e falou, é verdade, na "operação furação", que não ata nem desata - e isto não se me afigura como um facto inverídico. É caso para atirar-mos o homem às serpentes sem mais? Não me parece. Denúncias políticas há todos os dias nos partidos políticos da oposição, e quem se importa com isso? Há todos os dias denúncias políticas e insinuações e ironias nos comentadores mediáticos, e quem se rala com tal coisa? Agora o que eu acho é que o bastonário talvez tenha pretenções de ser uma espécie de Che Guevara... está no seu direito de julgar-se outro, até o grande Jorge Luís Borges o fez, para o fim já não sabia quem era - e qual é o mal? Mas os ventos actuais não são favoráveis a mudanças repentinas, e ele tem de entender o conservador presente. A insegurança económica paira como um espectro por todo o lado, até na Justiça... e a cultura, o direito de crítica livre e descomprometido, sem classes nem corporações organizadas por detrás, é um bem cada vez mais raro... ou escasso. Paga-se um alto preço por se ser livre e honesto e por querer mudas as coisas, é o que é. Defenderei pois a posição de Marinho contra os meus prezados colegas comentadores que defendam a opinião contrária, respeitando-a sempre, obviamente, e lendo-a com atenção. Mas eu sempre gostei das minorias.
26.Janeiro.2008
... : Mário Rama da Silva
Desta vez o Sr, Bastonário ter-se-á excedido, caso não possa concretizar as acusações.
É certo que ele se limitou a proferir publicamente aquilo que se ouve em qualquer conversa de café.
É certo que, antes dele, como refere, bem, cgf, o mesmo disseram o PGR, a Procuradora Morgado e o seu marido.
Mas o Dr. Marinho Pinto tem uma notória diferença: ele é uma cabeça a prémio com um bando de hienas prontas a saltar sobre o seu cadáver e que já se lambem com a ideia.
Ora, como Bastonário, devia cuidar de que as hienas gostariam de devorar a Ordem e, quiçá, boa parte dos Advogados.
Afinal, embora Portugal seja apontado como um país onde a corrupção não é, propriamente, um acidente, parece que só se encontram corruptos na GNR ou no SEF.
Quanto ao inquérito do PGR vai dar o mesmo resultado que têm dado os que foram levados a cabo sobre as fugas do segredo de justiça: os culpados foram os jornalistas e aí o Dr. Marinho Pinto está em má situação, não como Bastonário mas porque também é jornalista, coisa que faz confusão em muitas cabeças.
26.Janeiro.2008
... : Cavenon
Parece que neste país não há corrupção na vida política, é só gente séria. Basta começar pelas juntas de freguesia e seguir a hierarquia até ao Governo com auditorias isentas e capacidade para tal. Quase como exemplo dou o Trib de Contas, pena é que lhe falta instrumentos para apurar responsáveis e punir. E porque será?

A partir do momento em que para assessor do ministro (X) nomeiam os seus parentes e amigos, como é que posso acreditar que este país tem gente séria a governar-nos, já mais dou credibilidade a quem nunca me demonstrou por mérito que merece ocupar um cargo de tanta importância, não reconheço qualidades e responsabilidades para gerir o Estado quando tudo é feito por nomeação no poder político, ou seja tudo não passa de valentes tachos a serem caprichosamente bem pagos, sem capacidade para governar e servir, mas governarem-se e servirem-se a seu belo prazer à custa do trabalho suado dos contribuintes. Depois estamos na cauda de quase tudo e mais alguma coisa na Europa.

É preciso dar umas pedradas no charco para despertar as mentes adormecidas deste povo, e exigir clareza e transparência no poder público.

O Bastonário dos Advogados também tem o direito de expressar a sua indignação, porque não anda a dormir na forma e não teme ninguém. Há poucas pessoas com esse poder de ser ouvido e menos ainda com coragem para o fazer, ele fê-lo e muito bem.

O mais certo é cair em saco rôto, porque a quem lhe acentou a carapuça, têm muito poder e depressa vai tentar obstar e aniquilar o propósito da mensagem, como sempre o fizeram para outros casos.

26.Janeiro.2008
... : Defensor-Terrestre
A eleição do Dr. Marinho Pinto para Bastonário só prova duas coisas:
--revoltas inúteis contra autoritarismos de alguns (!) magistrados;
--a qualidade técnica da massa humana da organização de que é bastonário.
*
Assim, impõe-se que os Advogados tomem uma posição de nobreza: pedir a demissão do Sr. Bastonário.
*
Quem quer direitos, clarifica o que quer. Quem quer paleio desenfreado, escuda-se nas generalidades que só o homem da rua pouco culto o fará.
*
O atraso deste País é devido às elites que tem.
26.Janeiro.2008
... : FalamMuito...
Cavenon,

Concordo plenamente e não terá caído em caso roto. Basta ver as repercussões e tantos comentários, quiçá de quem se sente atingido...Talvez nem seja afinal tão difícil identificar mais um ou outro...para além dos casos notórios e públicos, que não há que provar, como sabe qualquer entendido em Direito. As declarações últimas do Bastonário foram elucidativas. É isto que faz falta neste País, no estado em que está. Que se agitem as águas. Bastonário como provedor da cidadania, com coragem que só a quem o teme pode afectar. Parabéns Dr. Marinho e Pinto! Continue com a mesma força que a todos pode beneficiar.
26.Janeiro.2008
... : AJ
Mas então fui eu que sonhei com 2000 sobreiros abatidos por um simples despacho de um "senhor" político?...
Mas então fui eu que sonhei com processos crime instaurados a Fátima(s) Felgueiras, Isantino(s) de Morais, ... e outros que tais?...
Mas então fui eu sonhei com os "Senhores" Ministros a saírem dos diversos Governos direitinhos para as Administrações das Empresas Públicas e a auferirem ordenados principescos (e reformas ainda melhores)?...
Se fui eu que sonhei tudo isto... Se, afinal, nada disto aconteceu neste meu país de cravos rubros, ...
então também a nova Lei do Apoio Judiciário que estabelece que o Estado só pode pagar 25 Euros a um advogado por uma consulta jurídica e 30 Euros por uma escala (um dia de trabalho), deve ser um pesadelo que tive! Já me sinto mais aliviada.
E dizem que o Senhor Bastonário da Ordem dos Advogados tem que concretizar?... Ainda é preciso???
E não tem o direito de falar de política (e de políticos)???
Esses políticos têm a "suprema lata" de estabelecer que um dia de trabalho de um advogado vale 30 Euros e o Bastonário dos Advogados não tem o direito de manifestar a sua indignação perante a opulência que exibem? E tem que concretizar???...
Eu não votei no Dr. Marinho e Pinto mas ele é o meu Bastonário e espero dele que exerça o seu mandato com convicção e sem medo. E, principalmente, que não se "encoste" ao poder. Porque os interesses dos Advogados não têm sido, ultimamente, bem representados.
Talvez seja por isso que as suas afirmações tenham gerado tanta polémica.



26.Janeiro.2008
... : Conio
Eu, que sou juiz e sou um dos que (maior parte, seguramente) não só respeitam a advogacia como tem muito apreço pela esmagadora maioria dos advogados (com quem tem trabalhado nestes mais de 20 anos) só posso dizer que a classe não merecia isto. Só espero que tudo venha a acaber bem, do que não estou muito seguro!!! para bem dos advogados e, sobretudo, dos cidadãos do nosso país.
26.Janeiro.2008
... : Kikas
Sinceramente, ei já não sei que diga da Justiça, dos Juizes, dos Advogados, dos Portugueses, de Portugal!
Somente digo isto tenho pena!
Não foi o Dr. Marinho que nos trouxe até aqui, fomos nós que aqui chegamos!
O que o Dr. Marinho disse pode não ser o mais correcto,mas o que é certo é que disse, corajosamente, o que muitos pensam e não dizem! Não sei se tem razão, só sei que é a contastação do estado a que chegamos!
26.Janeiro.2008
... : advtriste
Quando o tema é o Bastonário da Ordem dos Advogados despertam as consciências críticas de tantos e tantos iluminados que dormem calma, tranquila e despudoradamente, sabendo que poderiam combater a promiscuidade denunciada, mas preferem ignorá-la.
É certo que para tais almas, é mais fácil combater o Dr. Marinho, que a corrupção...
Pobre e triste povo, este povo português.
Pobres órgãos de soberania...!
Pobre de todos nós, é o que sinto ao constatar o nervosismo que se apodera de uns tantos, sempre que o Dr. Marinho diz uma verdade.... Porque será? Os comentários antecedentes, na sua maioria, são o exemplo vivo de que o caminho trilhado pelo Bastonário, pode ser duro, mas valerá, seguramente, a pena.

27.Janeiro.2008
... : advtriste
Gostaria de saber quem escolhe o sugestivo (faccioso e parcial) título, sempre que a notícia se reporta ao Bastonário da Ordem dos Advogados.
Sei que dizem que o Dr. Marinho não gosta de alguns juízes, mas parece que estes ainda gostam menos dele. Como tal, há que apedrejá-lo! Justiça ao seu melhor nível...!

27.Janeiro.2008
... : jytd
Quais são as consequências que o bastonário espera na verdade?
Quais?
Interessante pensar na resposta realista dele.
27.Janeiro.2008
... : Administrador In Verbis
Comentador "advtriste"
Os títulos apostos nos itens desta revista, ou são transcritos dos originais publicados na imprensa (que é identificada) ou são adaptados pelo seu administrador.
Compreendo o seu comentário, mas creia-me que o título aposto não pretendeu ser sugestivo, nem faccioso nem parcial. E salvo o devido respeito, é nossa concepção que corresponde objectivamente ao que sucedeu, a saber, uma acusação (como assim qualificou o Senhor Bastonário) sem arguidos identificados (que continuam por identificar).
Mas o título não termina com uma afirmação através de um ponto final, mas antes com um ponto de interrogação, o que permite englobar a dúvida decorrente de quem discorde.
O restante conteúdo do item está igualmente bem identificado e não visa qualquer apedrejamento. Por vezes a verdade é mais dura e fere mais do que as pedras, mas essa é outra questão.
Melhores cumprimentos.

27.Janeiro.2008
... : Antígona
Ó advogado triste tenha calma, que quem se pôs a jeito de ser apedrejado foi o próprio Bastonário e as pedras vêm, não dos juízes, mas dos próprios advogados e dos políticos.
O seu comentário só mostra que mais uma vez elegeu o bode expiatório errado e que identificou também outra vez mal os autores...
Mas se o seu Bastonário assim também o tem feito e continua a fazer, não se podia esperar outra coisa...
(Ah, já me esquecia - o título está um must. Espelha a realidade que alguns podem não gostar, mas que não deixa de ser a realidade do que sucedeu).
27.Janeiro.2008
... : Invicto
Nada de espantar esta situação. E, francamente, é de rebolar a rir, embora seja triste.
27.Janeiro.2008
... : é claro
que se estas afirmações fossem proferias pelo PGR ou pelo presidente do STJ e dissessem respeito a advogados, na generalidade, sem apontar "culpados", as virgens ofendidas também pegavam numa pedrita...
Sabe, isto de querer ser respeitado não se resolve com uma simples equiparação de salários com os respeitáveis...
27.Janeiro.2008
... : Rio Seco
Ok, mas o que o Bastonário falou é mentira?

Eu que estou por fora penso que não.

Já agora não esqueçam o caso «bateman», só para falar de um caso que foi um escândalo nacional e aonde se notaram, levemente, muitas das incompetência do(s) sistema(s).

E por favor não proíbam as pessoas de dizer o que lhe vai na alma, refugiando-se em argumentos técnicos ou então do tipo «avestruz».

27.Janeiro.2008
... : CPM
Todos nós, como juízes,
Gostávamos de ajudar
O Dr. Marinho Pinto
Os corruptos condenar

Mas ele só faz inimigos
Dispara p´ra todo o lado
Em vez de fazer a força
Fica desacompanhado


O que ele diz publicamente
É concerteza certeiro
Mas a forma como fala
Lembra o lobo e o cordeiro

Vamo-nos sentar à mesa
Mesmo sem termos afectos
Para poder comprovar
Alguns dos casos concretos

Pois se ele defende a lei
Vamos deixar a preguiça
Porque todos os juízes
São ávidos de justiça

Doutra forma não diviso
Que haja mais soluções
´spantando o Marinho a lebre
Deixa fugir os ladrões


27.Janeiro.2008
... : camarada veiga
Coloquem-se as coisas "en su sitio", é evidente que a Advocacia não merecia este cataclismo. Mas ele é fruto dos tempos e do universo de Advogados "proletários" que necessáriamente inundarão o futuro da Advocacia. Todavia, o discurso da Super Procuradora Misé Morgado em nada difere do discurso de Marinho. A Procuradoria também tem o seu Marinho. E o discurso dos Juízes mediáticos, com laço e sem laço em que difere do de Marinho ? A magistratura judicial também tem os seus Marinhos. E os Funcionários não têm um Fernando Jorge com discurso semelhante? Por isso não cantem de galo cada um tem o que merece.
27.Janeiro.2008
... : ppp
Um bastonário de uma associação pública como a OA não pode ser tão leviano!
É evidente!
O resto é só barulho...
Verá que é asim no balanço final do mandato deste sr. jornaliosta para um cargo público (!!) tão importante!
Muito barulho, mais clientes para ele, remuneração mensal sem produtividade e tudo igual!
Este bastonário teve entre os seus apoiantes muitos com as incompatibilidades que ele diz atacar...
Está tudo dito.
PURA OFENSA GENERALIZADA e INCONSEQUÊNCIA.
CONFUSÃO entre política e Direito (só este cabe ao bastonário)!
27.Janeiro.2008
... : ppp
Até agora, esta "força" do sr. jornalista advogado tem beneficado...quem ????
27.Janeiro.2008
... : ZédosAnzóis
Será que não vivemos todos no mesmo país??! Estes senhores que se irritaram tanto com o que o Bastonário disse acerca da corrupção pública, não têm olhos nem ouvidos?! Ou será que o que ele disse bem alto e em público, para todo o país ouvir, os tocou de muito perto?!
E o senhor PGR, tão lesto a abrir inquéritos perante queixas no futebol e em discotecas, nomeando até procuradores especiais para isso, aqui resolveu investir foi contra quem denunciou? É curioso, não? Ou será sintomático?
Tratou-se duma denúncia pública, até com alguns casos especificados embora não personalizados, que o Bastonário se poderia mesmo ter eximido de apresentar. Quem tem de investigar é o Procurador, não o Bastonário dos advogados. Cuidado quando se quiser fazer uma denúncia! Perante esta gente é melhor fazê-la anonimamente: o Procurador dar-lhe-á logo andamento...
Assim vivemos neste país!
Dar umas pedradas no charco tem este efeito inicial: faz levantar todos os lagartos e outros bichos que lá vivem.

27.Janeiro.2008
... : ppp
Um bastonário remunerado devia fazer mais do que dar pedradas HABITUAIS no charco HABITUAL!

Isto é só barulho! E populismo!
27.Janeiro.2008
... : Ó zé
O bastonário não deu "umas pedradas no charco".
O bastonário limita-se a "nadar" nele. Será que você não percebe isso?
27.Janeiro.2008
... : advtriste
Registo e agradeço a explicação, quanto à escolha do título. Quem sabe não possa o nosso caro Administrador do Sistema fazer um esforço para ser mais imparcial, logo mais justo, na escolha dos títulos? Refiro-me aos títulos, mas também às notícias seleccionadas, que, em regra, são de conteúdo vexante e humilhante para a imagem pública do advogado e pouco dignificantes para a advocacia. É certo, que estou profundamente convencida de que se não trata de notícias inventadas, contudo não deixa de ser lamentável que de toda uma colheita apenas se exponha a erva daninha.
Será que algum advogado lhe deixou, inadvertidamente, alguma pedra no sapato?
Isto a si, porque pelos comentários que tenho lido, há aí muita gente a quem os advogados, inadvertidamente, deixaram verdadeiros pedregulhos...!
Com tanta pedra, pedrinha e verdadeiros pedregulhos nos sapatos, não há nada como insultar o Bastonário, e na pessoa dele todos os advogados, para aliviar a dor.
Mais que não seja, vamos ter muitos magistrados mais felizes, que, por consequência, farão outros tantos advogados felizes. E tanta felicidade afinal, só porque o Marinho é Bastonário.
Congratulo-me por ter votado no Marinho.
27.Janeiro.2008
... : Antónia : http://.
Na senda da resposta dada à questão colocada pelo advtriste, permita-me esta achega:
O Dr. Marinho e Pinto não fez uma acusação. A fazê-la, teria, certamente, identificado os agentes do crime, o local, a data e demais elementos necessários a configurar uma acusação. O que fez foi uma denúncia pública de situações suspeitas que gravitam à volta do poder político, e repare que, bem ou mal, não é o único a fazê-lo. Ainda há pouco tempo o PGR denunciou publicamente situações não menos graves e, no entanto, trattava-se (nada mais nada menos) do detentor do poder de investigação. Quem diz o PGR diz outras notáveis figuras da sociedade portuguesa com iguais ou idênticas responsabilidades. Mas bastou ser o dr. MP para cair o carmo e a trindade. A denúnica está feita, agora investigue-se e, de preferência, investigue-se em todas as vertentes e não apenas em algumas como por vezes acontece e sempre sob o chavão de "não se vislumbram que outras diligências levar a efeito".

Palpita-me que, se o deixarem, o dr. MP ainda vai ser muito benéfico não só para a magistratura como para a advocacia. O tempo o dirá.

27.Janeiro.2008
... : Administrador In Verbis
Advtriste:
Está na sua total liberdade discordar do título. Outros concordam. Para mim está objectivo. Procuro ser imparcial e justo, mas é impossível agradar a todos. É uma das evidências da vida. Mas também é um direito meu, enquanto administrador da revista, direito que não prescindo.
Se tiver o cuidado de proceder à leitura do sítio, pode verificar que a selecção das notícias é efectivada com critérios claros. Mas depois de publicadas, os comentários são díspares:
Há notícias "a favor" do governo e "contra" o governo.
Há notícias "a favor" dos juízes e "contra" os juízes
Há notícias "a favor" do MP e "contra" o MP.
Há notícias "a favor" do advogados e "contra" os advogados.
Depende sempre da óptica de quem os lê.
Se entende que tudo é erva daninha, tem bom remédio: deixe de ler. Só é lamentável que considere ser erva daninha tudo o que se passa no mundo judiciário, no sistema social e no sistema político. É também uma interpretação, respeitável, mas com a qual permita-me discordar.
Nenhum advogado me deixou qualquer pedra no sapato. Há advogados para todos os gostos e feitios, com dimensões éticas, sociais, processuais e de relacionamento institucional díspares. O que escrevi sobre os advogados, substitua por juízes, magistrados do MP, funcionários, cidadãos, pois também lhes é aplicável.
Repito: leia de novo os conteúdos e verá que há muitos artigos que enaltecem a advocacia. Leia também os comentários que por vezes insiro a esse propósito e verá que jamais escrevi qualquer palavra contra essa importante, imprescindível e nobre profissão.
De resto, se também tiver o cuidado de ler, quer esta revista, quer o blogue que a mesma veio substituir, verificará que antes deste Bastonato, o critério era exactamente o mesmo. Haverá artigos "contra" e "a favor" desses Bastonários.
Agora, se pretende que silencie e omita os artigos que são publicados e as pronúncias públicas do actual Bastonário da Ordem dos Advogados, lamento mas esse seria um critério abominável, porque então, sim, seria justa a crítica que estaria a omitir intencionalmente.
Se deixar por momentos a cor emocional do seu voto e analisar os itens de forma equidistante e objectiva, talvez compreenda os critérios de publicação. Assim o espero.
Melhores cumprimentos.

27.Janeiro.2008
... : Advogada Mariana
Antónia, o Dr. Marinho Pinto disse aos microfones da Antena 1 e da TSF que era uma «acusação» que fazia. Foi ele que qualificou a sua intervenção como acusação. Não queira agora dar uma dimensão colorida às palavras de quem expressamente assim as qualificou.
O interessante é ver que o sr. Bastonário quis ter uma remuneração igual à do PGR para deixar de ser Bastonário e passar a tecer acusações, segundo as suas palavras..., políticas. Se quer se político que deixe de ser bastonário e que desande para a política. É capaz de ser lá o seu lugar.
27.Janeiro.2008
... : F. Marques
Ena pá, vejo que o exército deste Bastonário e os seus prosélitos elegeram este blogue para a qualquer crítica enxamear logo os comentários. Se quiserem um lápis azul talvez possam encontrar algum muito mais perto do que imaginam. Por essas bandas é que nunca vi esse lápis azul. É triste ver que os meu colegas advogados que votaram no Dr. Marinho estão completamente cegos e disparam para todo o lado. Já apanharam o tique. Abram os olhos, colegas, antes que seja tarde demais.
27.Janeiro.2008
... : Advogada Mariana
advtriste, o seu último comentário tem uma contradição insanável. Votou no Dr. Marinho e acha que este artigo publicado é uma erva daninha ? Por muito que discorde do que foi dito pelo Bastonário, que depois de eleito, passou a ser também o meu, apesar de não ter votado nele, jamais qualificaria umas declarações dele como erva daninha.
Responda-me, se puder: estes artigos publicados neste site, de falando bem do então recém-eleito bastonário Dr. Marinho, são também erva daninha ?
www.inverbis.net/advogados/entrevista-marinho-publico.html
www.inverbis.net/advogados/marinho-deixa-cair-discurso-populista.html
Decida-se e concordando com o colega F. Marques, abra os olhos.
27.Janeiro.2008
... : Leitor Identificado
O Sr. Bastonário está a exercer o direito à sua estratégia de não referir nomes, a quem já se esqueceu em democracia é assim, e está a servir a advocacia e não a servir-se dela...
Causou bastante impacto e é de constatar que a classe politica se sente ultrajada, pois esquece com frequência que o cidadão eleitor antigo, actual e futuro contribuinte de impostos permite-lhes exercer uma função bem remunerada mas que não é profissão.
Políticos profissionais ou profissionais políticos?!... Eis uma das questões? ?Quem não tiver telhados de vidro, que lhe atire a primeira pedra?!?
Encontrará interlocutores a altura para o levar a concretizar o que disse?

27.Janeiro.2008
... : O Pinto, sem marinhar
Afinal, há virgens ofendidas dos dois grupos da barricada, quer dos acusados (os políticos), quer os acusadores (os advogados).
Uma de duas: ou vai ficar tudo em águas de bacalhau (e depois a culpa é dos bodes expiatórios do costume, os juízes e os magistrados do mp) ou vai sobrar para os lados (e a culpa continuará a ser dos bodes expiatórios do costume). Maquiavel não faria melhor.
Vou guardar estas declarações para depois que os actuais membros dos vários órgãos da Ordem dos Advogados cessem as suas funções nesses órgãos, compare para que lugares os mesmos sejam nomeados ou quais os chorudos contratos que vão ser beneficiários.
28.Janeiro.2008
... : Constantino Lagarto
Vamos lá com calma, malta!
Que o homem é desbocado, já sabemos. Mas imaginemos que ele até tem coragem para, em plena AR e debaixo do calor dos holofotes de que tanto gosta, botar a boca no trombone e denunciar casos concretos. Tinha a sua piada... Vamos esperar para ver. Pode ser que apareça um kinder surpresa!
28.Janeiro.2008
... : colega
Ó colega advtriste
Fica incomodado com esta ?nota noticiosa? da In Verbis? Acha que o Dr. Joel Timóteo deveria ter ignorado o tema?
Ele até foi ?amigo?. Por exemplo, no JusJornal, num só dia, foram publicadas estas notícias (14!):

1 Bastonário gera polémica

2 PGR determinou abertura de inquérito às declarações do bastonário da OA

O Procurador-Geral da República (PGR), Pinto Monteiro, determinou a abertura de um inquérito às declarações do bastonário da Ordem dos Advogados, António Marinho e Pinto, sobre corrupção no Estado.

3 Bastonário quer comissão parlamentar de inquérito

O bastonário da Ordem dos Advogados defendeu a criação de uma comissão parlamentar de inquérito, alegando que as "situações" de corrupção em Portugal "são graves e justificam" esta medida e está disponível para ir ao Parlamento.

4 Alberto Costa afirma que as "Instituições estão a funcionar"

O ministro da Justiça escusou-se a comentar as declarações do bastonário da Ordem dos Advogados de que há pessoas com cargos de relevo no Estado que comentem crimes impunemente, mas assegurou que as instituições estão a funcionar.

5 José Miguel Júdice critica Marinho e Pinto

O antigo bastonário da Ordem dos Advogados, José Miguel Júdice criticou o actual bastonário, em declarações ao Rádio Clube, por não concretizar as acusações que fez sobre alegados actos de corrupção por dirigentes do Estado.

6 António Cluny considera "perigosas" afirmações "genéricas e abstractas" de Marinho e Pinto

O presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público considerou "perigosas" as afirmações "genéricas e abstractas" do bastonário da Ordem dos Advogados sobre corrupção no Estado, que levaram o procurador-geral da República a ordenar uma investigação.

7 Bastonário "não se referia a nenhum membro do actual governo"

O primeiro-ministro, José Sócrates, garantiu que o bastonário da Ordem dos Advogados, António Marinho e Pinto, "não se referia a nenhum membro do actual governo" quando fez declarações sobre corrupção no Estado.

8 Ministro das Finanças critica quem fala "sem apontar nomes"

O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, criticou na noite de sábado, na Figueira da Foz, aqueles que aludem à existência de corrupção no país sem apontarem nomes.

9 Bastonário deve "chamar os bois pelos nomes"

O coordenador do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, sublinhou em Faro que o Bastonário da Ordem dos Advogados deve "concretizar as afirmações" que fez porque, no que respeita à corrupção, "é preciso chamar os bois pelos nomes".

10 CDS-PP diz que inquérito ordenado por PGR a declarações do Bastonário é "consequência óbvia"

O CDS-PP considerou que o inquérito ordenado pelo Procurador-Geral da República às declarações do Bastonário da Ordem dos Advogados sobre corrupção no Estado é "uma consequência óbvia" e que Pinto Monteiro fez a "única coisa" possível

11 PCP apoia abertura de inquérito a propósito de declarações do bastonário

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, congratulou-se com a decisão do Procurador-Geral da República de ordenar a abertura de um inquérito a propósito das declarações do Bastonário da Ordem dos Advogados sobre corrupção no Estado.

12 Manuel Monteiro aplaude atitude e coragem de Bastonário

O presidente do Partido da Nova Democracia aplaudiu a "coragem" do Bastonário da Ordem dos Advogados ao denunciar que há pessoas com cargos de relevo no Estado que comentem crimes impunemente

13 Luís Filipe Menezes recusa-se a "dramatizar" declarações de Marinho

O líder do PSD, Luís Filipe Menezes, desdramatizou, em Boticas, as acusações de corrupção feitas pelo Bastonário da Ordem dos Advogados que já deram origem à abertura de um inquérito pela Procuradoria Geral da República.

14 PS congratula-se com abertura de inquérito a declarações do Bastonário dos Advogados

O deputado socialista Ricardo Rodrigues congratulou-se com a decisão do Procurador-Geral da República de ordenar a abertura de um inquérito a propósito das declarações do Bastonário da Ordem dos Advogados sobre corrupção no Estado



28.Janeiro.2008
... : BD
É realmente triste o comentário do sr. Advogado Triste atacando o sr. Administrador da In Verbis. Triste e indigno e injusto. Eu próprio não concordei com o título, ainda sem saber o seu autor, e não concordei porque me remeteu para o perigoso Direito Penal do Inimigo (isto de acusar sem identificar os agentes, isto de condenar sem provas...), é que eu além de comentar nesta revista sou um estudioso de certas matérias... Socrália, por exemplo - comentadora respeitável, atenta e solidária -, considerou o título um "must". Vou atacá-la por isso, apenas por discordar? Claro que não. É a sua opinião livre. E quanto ao título, depois da explicação dada pelo sr. Administrador aceito-o porque o compreendi.
28.Janeiro.2008
... : advogado honesto
à Sra. advtriste

É ridiculo querer ILUDIR que o sr. jornalista-bastonário está a fazer POLÍTICA, como ele próprio confessa.
A OA não serve para isso.
A OA serve para o DIREITO e não para o EUFEMISMO da "acusação política". Esta é dos polítocos. Se for de um jurista enquanto tal, é covardia ou barulho.

FINALMENTE: QUANTOS PEDREGULHOS TERÃO OS SAPATOS DO SR. JORNALISTA E DA SRA. ADVTRISTE? Vê-se logo que muitos.

Se o sr. M.Pinto quer fazer POLÍTICA, ele que saia da OA e vá para um partido! A OA não pode fazer política, mesmo com um bastonário REMUNERADO sem atender à sua produtividade!

Mas, enfim, cada macaco no seu galho!
28.Janeiro.2008
... : esperançoso
Não considero util nem desejável a existencia de ordens profissionais.
Por isso voto no candidato que me parece melhor colocado para com as suas acções vir a colocar em causa a sua existencia.
Força Marinho.
28.Janeiro.2008
... : Mulher de César
Pois... o problema é que acabou-se o bastonato de punhos de renda, da devida vénia e do deixa andar! Já começa a incomodar, então tem de se calar o homem. Que mau perder! Investigue quem tem competência, ou devia ter, para tal. Agora querem que o homem venha a público citar nomes? Convoquem-no, mas mantenham o "intocável" segredo de justiça. Não queriam mais nada!?
No te calles, Mariño!
28.Janeiro.2008
... : Questões
Onde estavam estas vozes ofendidas com tais declarações quando Maria José Morgado disse o mesmo sobre o mundo do futebol? Onde estavam quando o seu marido disse categoricamente que há magistrados do ministério público corruptos, reféns do poder autárquico? Pediram nomes? Exigiram demissões? Silêncio brutal. O que me leva a concluir que o que está em causa não é a mensagem mas sim o mensageiro. Talvez se ele vestisse fatos Ermenegildo Zegna a reacção fosse diferente...Get it?



28.Janeiro.2008
... : Advtriste
Enquanto batem em mim, deixam o Bastonário em paz, o que, desde logo, permite passe de advtriste a advfeliz...
Confesso também ao advogadohonesto, por a honestidade ser uma das poucas qualidades que detenho no meio de infindáveis defeitos, a existência de uma ou outra pedrinha no sapato... nada, contudo, que me atrapalhe o andar ou distorça o racíocinio.
Quanto à minha interpelação ao Administrador do Sistema é certo que pode ter sido marcada pela "cor emocional do voto", mas sou assumidamente emotiva, e não tenho a menor pretensão de o escamotear. Um pouco de emoção é que dá sal à vida...! Não tive em momento algum a intenção de ofender, tão pouco me parece que possa ser considerado objectivamente ofensivo o que referi (- será que tantos outros, que me antecederam e agora erguem a espada contra mim podem afirmar o mesmo?!)
Estou profundamente convencida, pelas qualidade intelectuais que lhe reconheço, que o Adm.Sistema. percebeu a minha mensagem - e, afinal, era tão só isso que pretendia com a minha intervenção.
De tudo o que fiz na vida, só me arrependo do que foi inconsequente!

28.Janeiro.2008
... : Antónia : http://.....
É curioso constatar que uma crítica mais acutilante é suficiente e capaz de destilar tanto impropério junto. A advtriste tem razão. Limitou-se a colocar uma questão, a qual mereceu, por parte do adm do blogue, uma resposta e, na seqûencia dela, um comentário meu. Fi-lo sem a menor intenção de ofensa, mas, pelo que leio, fui mal interpretada. Não tenho qualquer pedra no sapato e respeito muito o trabalho dos srs. magistrados - os que merecem, obviamente. Outros há que não saõ dignos da função que desempenham. Igual tributo presto aos advogados. Há os que merecem o meu respeito e também há os que merecem a minha censura e faziam um favor à classe se abandonassem a toga que ousam envergar.
Não se trata de defender ou acusar quem quer seja, aliás, a justiça só tem a ganhar com a união dos operadores judiciários.
Tratou-se tão-só de chmar à colação outros exemplos que parecem ter caído no esquecimento. O dr. MP não é o único, nem será o último, a fazer denúncias públicas e invocar a (agora) maior responsabilidade dele, que não olvido, para fundamentar ataques não me parece justo, nem razoável. Dar-lhe o benefício da dúvida é coisa descabida, por certo, então é melhor condená-lo já.

28.Janeiro.2008
... : ppp
advtriste

nada mais inconsequente do que este bastonário!

estas declarações, sem concretizar a actividade criminosa (corrupção) concreta, qualquer taxista ou qualquer político ou deputado as faz. o resultado era, é e será ZERO! Por isto, um advogado responsável não as pode fazer.

a confissão disto é um o sr. m.pinto, como advogado, dizer que está a fazer "acusações políticas". belo recuo...

TUDO CONVERSA FIADA e POPULISMO.
28.Janeiro.2008
... : Antónia : http://.....
Que tal darem uma leitura - atenta e obejctiva - aqui:
http://jn.sapo.pt/2008/01/28/preto_no_branco/corrupcao.html

aqui:
http://jn.sapo.pt/2008/01/28/ultima/o_inqueritodo_costume.html

aqui:
http://jn.sapo.pt/2008/01/28/opiniao/parem_brincar_as_palavras.html

aqui:
http://grandelojadoqueijolimiano.blogspot.com/2008/01/coimbra-uma-lio.html

aqui:
http://grandelojadoqueijolimiano.blogspot.com
/2008/01/marinho-entre-os-advogados.html

aqui:
http://tempoquepassa.blogspot.com/2008/01/maior-parte-da-corrupo-poltica-no.html

Depois de lerem conversamos. Até lá, perscrutem as razões dos que criticam tão acerrimamente ou ficaram tão avespinhados com as declarações de MP.
29.Janeiro.2008
... : Antónia : http://.....
E já agora este, que é suculento:
http://grandelojadoqueijolimiano.blogspot.com/2008/01/chover-no-pntano.html
29.Janeiro.2008
... : WATER
Confesso que tudo o que o Sr. Bastonário declarou, não me surpreendeu, pois tudo o que ele disse, já eu o tinha pensado, como muitas outras pessoas que estejam atentas aos governos.
Não sou "fã" do Sr. Bastonário, mas teve coragem e até porque a moda de falar para depois ver o que acontece, não é nova. Lembram-se do Sr. PGR e outros...........


Cumprimentos Bloggistas
30.Janeiro.2008
... : Luis de Belo Morais : http://www.lbm-consultores.com
O Estado das coisas é obvio
Existe um clima de suspeição generalizado em relação ao Estado e seus agentes
A corrupção tambem é algo obvio e impune
O Sr Bastonario da Ordem dos Advogados denunciou a situação
Apontou exemplos
Cumpriu o seu dever de cidadania e o seu programa eleitoral que o levou a ganhas as eleições da Ordem
E manifesto que se pretende manter o estado das coisas
E isso e preocupante
Ataca-se o mensageiro e esquece-se a mensagem
Porem ha sinais de indignação cada vez mais fortes
A opinião publica ja tem opinião
E tempo de clarificar as coisas e separar o trigo do joio
Parabens Sr Bastonario
Teve a coragem de se cumprir
Quem deve fiscalizar que fiscalize pois e pago para isso
A cada um o que e de cada um
Tenho orgulho no meu bastonario
O advogado
Luis de Belo Morais
09.Fevereiro.2008
Escreva o seu Comentario

Este post foi bloqueado. Impossivel adicionar comentarios.


busy
 
< Item anterior   Item seguinte >
Sondagem
Concorda que os gabinetes do MP sejam fora dos edifícios dos Tribunais ?
 
Fim da sondagem: 03.09.2008