header image
Início seta Direito e Sociedade seta Directora do CEJ demitiu-se
Directora do CEJ demitiu-se
23-Set-2009
A directora do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), Anabela Rodrigues, demitiu-se. Segundo o SOL apurou, na origem da demissão estão várias divergências com o ministério da Justiça.
Actualização: A directora do CEJ confirma a demissão mas esclarece que não há divergências com o ministério da Justiça. Anabela Rodrigues afirma que as relações com Alberto Costa «desenvolvem-se no quadro de uma excelente colaboração institucional».

Anabela Rodrigues, directora do Centro de Estudos Judiciários, explica que a sua demissão se deve ao facto de já estarem cumpridos os objectivos a que se propôs, acrescentando que todas as relações com Alberto Costa se desenvolvem «no quadro de uma excelente colaboração institucional». A professora universitária garante que o momento do pedido de demissão se deve apenas a razões pessoais e ao facto de o «CEJ ter já planeadas e aprovadas, nos órgãos próprios, as actividades para o ano de 2009/2010».
SOL | 23.09.2009
 

 

Directora da escola de juízes demite-se

Professora sai antes de terminar comissão, mas diz que “não há nenhuma questão”

A directora do Centro de Estudos judiciários (CEP, a única escola de formação de magistrados no País, apresentou a de - missão na segunda-feira, confirmou a própria ao CM. “A razão prende-se exclusivamente com a vida do CEJ: entendi que ao fim de cinco anos estavam cumpridos os objectivos que me eram propostos”; explicou Anabela Rodrigues ao CM, garantindo que “não há nenhuma questão nem nenhum equívoco’:
Questionada sobre o ‘timing’ da demissão, a uma semana das eleições, a professora universitária assegurou que foi uma “decisão ponderada, que não se toma de um dia para o outro”; e que a única preocupação que teve foi a de causar a menor perturbação possível à vida do CEJ: “Optei por fazê-lo quando já estava iniciado o ano lectivo 2009/2010.”
Anabela Rodrigues, professora universitária em Coimbra, foi nomeada para dirigir o CEJ em 2004, pelo então ministro da justiça Aguiar-Branco, escolha que suscitou uma grande polémica e levou, aliás, à demissão de alguns juízes formadores. No entanto, foi reconduzida para uma segunda comissão de serviço já pelo ministro socialista Alberto Costa.
Apesar das justificações de Anabela Rodrigues, no seio da magistratura a razão apontada para a sua saída é outra: a criação, por decisão do ministrada justiça sob proposta da Procuradoria-Geral da República, decurso especial de apenas dez meses para formação de 6 o magistrados do Ministério Público, a partir de Janeiro de 2010. Vários magistrados revelaram ao CM que Anabela Rodrigues não estava de acordo com este modelo de curso, mas confrontada com esta questão a professora garantiu não ter qualquer fundamento.
A Lei que levou à criação de um curso especial mais rápido foi uma das últimas aprovadas na Assembleia da República, depois de Pinto Monteiro ter exigido a realização de um concurso extraordinário.

PRÓXIMO GOVERNO
Com a demissão a poucos dias das eleições, caberá ao próximo Governo designar o sucessor de Anabela Rodrigues.

NOMEAÇÃO POLÉMICA
A escolha de Anabela Rodrigues para o CEJ foi alvo de críticas por não ser magistrada.

CORREIO DA MANHÃ | 24.09.2009

 
Comentarios (34)add
... : Wolverine
Parece que os 60 novos procuradores "a martelo" já fizeram a primeira vítima smilies/grin.gif
23.Setembro.2009
... : maria albertina
não me parece que a demissão esteja relacionada com o curso especial, o que me parece estar relacionado é o facto do CEJ já andar às amoras há um par de dias e não dar informações sobre o curso...lá dentro deve estar a confusão e qual esclarecimento qual carapuça...
23.Setembro.2009
... : Risto
Não se recordam do PGR em Julho dizer que se não queriam dar formação aos procuradores novos que precisam a própria PGR dava.
Ora, se o problema não estava na abertura das vagas mas na formação dos mesmos, é so concluir que já à altura o CEJ oferecia resistência a este mini-curso.
E depois da trapalhada da lei e do aviso, ninguém sabe como se vai fazer este mini-curso em cima do joelho... como se vão admitir os candidatos...
Já agora se aparecerem 30 ou 40 substitutos que tenham, nos últimos 5 anos, ficado aptos não admitidos entrarão automaticamente? Já não relevará a graduação?
Há numerus clausus para a alínea a) e para a alínea b)?
Enfim, uma confusão...
Imagino que este curso vá dar que falar nos Tribunais Administrativos
23.Setembro.2009
... : abc
ela tb descobriu q ha mp a mais neste lugar.
23.Setembro.2009
... : Observador
Com um orçamento enorme, tantos Directores e funcionários não se consegue organizar um curso para peritos avaliadores e um curso especial do MP? que me recorde isso já aconteceu antes e não houve problemas.
23.Setembro.2009
... : ana
O cej fica a perder e muito...e todos nós também...
23.Setembro.2009
... : Alcides
Espero que o próximo director seja um juiz, desembargador ou conselheiro.
24.Setembro.2009
... : Sara
Colegas,

Eu estava a achar tudo isto muito estranho. O Sr. Ministro da Justiça tinha dado ordens para abrir 135 vagas e o aviso do CEJ só publicou 60. Aqui estão as divergencias...

E mais não digo!
24.Setembro.2009
... : anita
Sara, onde foste buscar essas 135 vagas? è mesmo verdade? E haverao novos cursos?
24.Setembro.2009
... : Sara
Vou ser sincera com vocês porque estão no mesmo barco do que eu e imagino como se devem estar a sentir. Quem me falou em 135 vagas foi uma pessoa que sabia do que estava a falar... Ficou chocada quando vi o número de vagas fixado no anúnico.
Agora, não sei se vai haver mais cursos ou não. Realmente, a lei fala em "cursos especiais". No entanto, este acordo tinha sido feito com este Ministro da Justiça, pelo que agora com as eleições já não sei mesmo...

24.Setembro.2009
... : xico
demitiu-se ou foi demitida?
24.Setembro.2009
... : mica
haverá, Sara, HAVERÁ !!!
24.Setembro.2009
... : mica
Desculpem, este comentário era dirigido à Anita...
24.Setembro.2009
... : :)
mais vagas não me parece, o concurso já está lançado...as eleições à porta...tudo vai decorrer na normalidade.
24.Setembro.2009
... : Hannibal Lecter
135 vagas ?
Apesar da crise ?
A estratégia, inteligente, de funcionalização dos magistrados continua a todo o vapor...
Teria piada se fosse a directora do CEJ a criar um obstáculo
24.Setembro.2009
... : maria
mas será que ninguém nos dá novidades?
24.Setembro.2009
... : Maga
Estuda, Anita, estuda, além de fazer bem ao cérebro, tenho uma boa novidade para ti: todos os anos há novos cursos! smilies/grin.gif
24.Setembro.2009
... : Observador
É curioso o interesse que este curso desperta, assim como (segundo se lê na blogosfera) a animosidade dos recentes cursos do CEJ perante ele. Este não é o 1º curso especial e nunca antes se levantaram os problemas e insatisfações agora demonstaradas. Ora, a explicação é simples, os sortudos que forem admitidos livram-se daqueles "novos saberes" que a Srª Directora diz que introduziu no curso e centram-se naquilo que interessa no dia a dia - aperfeiçoar e aplicar o direito. Assim, é possível fazer em poucos meses aquilo que demora muitos meses, com o mesmo resultado prático.
O problema é que o CEJ tem muita gente e para isso, o curso e outras coisas têm que ser como as pilhas Duracell, dura...dura...dura...
24.Setembro.2009
... : lena
135 vagas? continuamos sem saber nada. tudo no maior secretismo...pode ser que rectifiquem o aviso e abram mais 60...lol...sonhar é bom
24.Setembro.2009
... : José : http://portadaloja
Espero que o próximo director seja uma pessoa competente para o lugar. O que significa essa competência, acima de tudo?

Uma crença inabalável nos princípios fundamentais do que deve ser um magistrado: uma pessoa de carácter bem formado, sem desvios de personalidade notórios, o que geralmente até será o mais fácil de avaliar se houver quem o saiba fazer.
Uma pessoa com equilíbrio de sensatez razoável e capacidade natural de ponderação dos problemas, o que já é mais difícil de avaliar, mas ainda assim possível.
Uma pessoa com sabedoria prática e conhecimentos teórios suficientes para decidir questões jurídicas e da vida real, de acordo com a lei e o direito.

No CEJ actualmente, escolhem-se os magistrados apenas com base no último item, parte final: a pessoa que melhor sabe resolver os casos, de acordo com a lei.
O Direito pode nem ser para aí chamado...

24.Setembro.2009
... : XD
mas há ministro da justiça em Portugal? smilies/grin.gif
24.Setembro.2009
... : Catilina
Vamos ficar à espera para saber quem será o(a) próximo(a). Espero que seja alguém conceituado da área académica e não dos interesses corporativos, que tenha Humildade e Espírito de Serviço, com vontade de formar magistrados humanistas e verdadeiros Servidores da Justiça.
24.Setembro.2009
... : Francisco Costa
(...) mas há ministro da justiça em Portugal?(...)

Caro XD,
A esse respeito, a doutrina divide-se.
Há quem entenda que há, e há quem entenda que não há; temos ainda um "tertium genus" que defende que tem dias.
Eu, por mim, voto na segunda hipótese.
25.Setembro.2009
... : TM
Há ministro da justiça e até trabalha ao domingo (o suposto despacho dele, que nunca foi publicado, tem data de 6 de Setembro - domingo!). Há que queimar os últimos cartuchos!
25.Setembro.2009
... : DIREITOporlinhasTORTAS
O CEJ DEVIA SER DEMITIDO EM BLOCO.....acreditem....remodelado totalmente...e escolhidos a dedo os formadores no IIº Ciclo, para por fim às poucas vergonhas que acontecem.....ACREDITEM.

O CEJ É UMA VERGONHA.
25.Setembro.2009
... : Confuso
Para que inexistam desvios de personalidade notórios, os testes teriam de ser efectuados por psiquiatras e não por psicólogos de uma instituição privada, quando existem Faculdades de Psicologia públicas. Penso que os objectivos visados sejam, porém, outros. smilies/cool.gif
25.Setembro.2009
... : Mel
A minha aposta Pedro Barbas Homem...
25.Setembro.2009
... : Risto
O artigo do correio da manhã ´só vem confirmar o que se falava nos corredores... e vem confirmar quanto aqui escrevi...

Está lançada a confusão para um mini-curso que não foi planeado, não se sabe como vão ser admitidos os candidatos, a PGR anada a correr com as informações dos substitutos, não existem docentes suficientes, enfim uma trapalhada que já o PGR tinha dado a entender em Julho quando lançou aquelo apelo desesperante.
25.Setembro.2009
... : piolo
Tirem os procuradores a mais dos TAFs e dos Civeis e coloquem-nos a investigar crimes de colarinho branco!
25.Setembro.2009
... : Francisco
Tirem também os procuradores a mais nos tribunais das Relações - são tantos que até se atropelam com o pouco trabalho. E eu desafio os jornalistas a investigarem esta vergonhosa situação. Comecem pela Relação de Lisboa (são 23 e bastam 11) e perguntem ao PGR o que pensa fazer - mantê-los ou colocá-los na investigação criminal.
25.Setembro.2009
... : Wolverine
23 procuradores na Relação de Lisboa?! Chiça!
26.Setembro.2009
... : Insolente Poetastro
O CEJ perdeu uma excelente Directora.
Subscrevo o comentário de Catilina.
Não tenho dúvida nenhuma de que em Portugal há Ministro da Justiça: a maior parte dos comentadores desta revista, sobretudo magistrados, passam a vida a dizer mal dele!
Anita: sem querer ser professoral e não esquecendo que errare humanum est, permita que lhe lembre que não se diz "haverão mais cursos", mas sim "haverá mais cursos".[
26.Setembro.2009
... : IurisPelosul
Deixem que vá!!!....Olhem é menos uma para nos incomodar a saber de noticias dos tontos dos auditores....!
28.Setembro.2009
... : Marina
"tontos dos autitores"????!!!!

Já se ouviram muitas historias do que os Senhores auditores passam..... E caso não se tenha presente os senhores auditores, passaram por provas rigorosas e isentas para serem Senhores Auditores.
Por isso, deviam merecer mais respeito.
Parece então que o DIREITOporlinhasTORTAS tem toda a razão.
28.Setembro.2009
Escreva o seu Comentario

Por regra, todos os itens ficam disponiveis para insercao de comentarios apenas durante sete dias. Face ao decurso temporal desde a sua publicação, este item foi fechado automaticamente pelo programa de gestao de base de dados, sendo impossivel a submissao de novos comentarios. Se porventura pretender acrescentar alguma observacao, agradecemos que nos remeta por correio electronico, a fim de se for considerada pertinente, ser adicionada manualmente.


busy
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Sondagem
No Portal