header image
Início seta Direito e Sociedade seta Alterar Código Civil para casamentos gay
Alterar Código Civil para casamentos gay criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
02-Mai-2007

Vitalino Canas diz que é altura de mudar o Código Civil. O porta-voz do PS apoia celebração fracturante  em 2010, nas comemorações dos 100 anos da República, aderindo às pretensões do lobby gay. As propostas da "comissão Vital Moreira" foram bem acolhidas nos socialistas, que pretendem avançar com a legalização dos casamentos entre homossexuais.

O porta-voz da direcção nacional do PS, Vitalino Canas, admitiu ontem ao DN ser uma "ideia interessante" celebrar-se o centenário da instauração da República (2010) com "ideias fortes" em vez de, como de costume, se enveredar por "estratégias de consensualização".

O dirigente socialista comentava assim a notícia do DN de ontem segundo a qual a Comissão de Projectos para as Comemorações do Centenário da República (CPCCR), presidida por Vital Moreira, propôs ao Governo um programa de acção legislativa que inclua, "no campo das relações sociais", uma "revisão do Código Civil em matéria de relações familiares" que tenha "em conta as novas relações sociais" (ou seja, possibilitar legalmente o casamento gay e por extensão, eventualmente, legalização da adopção de crianças por homossexuais).

Segundo Vitalino Canas, um conteúdo menos consensual das comemorações da revolução de 5 de Outubro de 1910 que destronou a Monarquia é, no seu entender, "algo que merece ser discutido". Embora salientando não conhecer em pormenor o relatório da CPCCR, o dirigente socialista considerou como "interessante" a possibilidades de se associarem às celebrações "ideias fortes" e "próprias de um republicanismo moderno". Já apenas como jurista, admitiu que é altura de se "mudar" um Código Civil velho de 40 anos e "desactualizado" face a "novas realidades" familiares, como os casamentos homossexuais e as famílias monoparentais.

Falando ao DN, dois activistas dos direitos dos homossexuais pronunciaram-se também sobre as propostas da comissão liderada por Vital Moreira. António Serzedelo, fundador da Opus Gay e seu ex-presidente, disse que se trata de "uma excelente ideia". O dirigente, agora presidente da Associação Cívica Vidas Alternativas, acrescentou não recear "celebrações fracturantes" do ideal republicano. "Não queremos as comemorações transformadas num campo de batalha mas também não queremos que só sejam tácticas e passadistas", afirmou.

Já Paulo Corte Real, porta-voz da secção portuguesa da ILGA (International Lesbian and GayAssociation) recordou que há mais de um ano que foram entregues na Assembleia da República projectos (do BE e dos Verdes) permitindo o casamento gay. Assim "não se deve esperar por 2010, deve-se sim actuar desde já". E isto também para, num momento em que Portugal se prepara para presidir à União Europeia, "dar um sinal de empenhamento na luta contra as desigualdades". É que este ano, recorda, "é precisamente o Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos".

DN | 01.05.2007

Comentarios (10)add
... : tudo ou nada

«legalização da adopção de crianças por homossexuais»
Tanto quanto julgo saber, já é legal (adopção singular). De outro modo, haveria violação do princípiop da igualdade.
O que não é permitido é a adopção por duas pessoas do mesmo sexo (adopção por casal "homossexual" (gay ou não))

Vamos ser mesmo, mesmo arrojados. Vamos acabar com os preconceitos e permitir:
- o casamento entre irmãos;
- o casamento entre pais e filhos;
- o casamento entre 3 ou mais pessoas;
- o casamento com menores de 16 anos...
Vamos dar cobertura legal a uma série de "situações de facto" com milénios de existência.
Nesta coisa das comemorações, o que é preciso é animar a malta. 'bora lá.
03.Maio.2007
... : Socrália
É esta mediocridade que tresanda, nesta denominada Democracia que vai edificando, iluminadamente, o Progresso da Decadência.
A seguir ... e, para quando se anuncia um subsidio de 25.000,00 ? aos casais que procriem ... como na Alemanha ?!!
03.Maio.2007
A propósito da posição do prof. Vital remeto para uma coisinha insignificante que escrevi no novo blogue ocatilinario.blogspot.com
04.Maio.2007
... : Mário Rama da Silva
Não li o relatório da "comissão". Haverá, por certo, alguma coisa melhor do que esta a que o porta-voz do PS deu relevo.
O que é preocupante é que, aparentemente, só esta terá merecido o relevo do partido que sustenta o governo.
Quanto ao subsídio para incentivar a natalidade ainda veremos os casais "gay" a exigir que lhes seja atribuído em nome de um tratamento igualitário?
04.Maio.2007
... : AAVR
As leis servem para tutelar interesses que são socilmente considerados como merecedores dessa protecção.
Antes de se ser contra ou a favor de uma lei que preveja o casamento entre pessoas do mesmo sexo ( «união XX» ou «união YY» ) cumpre verificar que valores ou interesses há que sustentem a necessidade dessa lei.
Não tenho visto serem adiantados valores ou interesses que justifiquem a criação de semelhante lei.
Só depois, se se concluir que há valores a proteger pela lei, é que se parte para a elaboração da lei.
Seja como for, é abusivo denominar essas uniões de «casamento » devido à confusão que se gera com a realidade casameto propriamente dito, entre um homem e uma mulher.
Se estamos a falar de coisas completamente distintas não as podemos designar pelo mesmo nome, como se se tratasse da mesma coisa.

05.Maio.2007
... : ABC
Isto nada tem a ver com igualdade!
É simples autodestruição de uma sociedade.
E também maçonaria ateia, do PS, GOL!
Que fazer?
Daqui a 400-500 anos os caucasianos desaparecem! É a vida...
06.Maio.2007
... : Simão
O casamento tem de ser celebrado entre 2 pessoas de sexo oposto, isto está designado na lei. Não venham agora falar de casamento entre 2 pessoas do mesmo sexo...Acho que nem é discutido smilies/angry.gif
11.Maio.2007
... : Visionário
Acho muito bem. Liberdade é a palavra de ordem. Se dois homens querem casar entre si e constituir família, porque não ? E já agora, não sejamos tímidos e vamos avançar ainda mais. Acho que chegou a altura de legalizar a bestialidade e a necrofilia, entre outros. Se um homem e uma cabra se amam e querem viver debaixo do mesmo tecto, em nome de que princípio é que se vai impedir isso ? Ou se uma mulher e um Koala descobriram a felicidade juntos, quem terá coragem de os censurar ? E a união com um cadáver ? Já pensaram nas vantagens ? Duas pessoas por apartamento, uma só boca para alimentar ! E não sejamos conservadores: podemos ver mais longe ainda e chegar à conclusão que o futuro está na relações entre humanos e objectos inanimados. Pense-se na feliz união de um homem e uma betoneira, ou de uma senhora e um dedal.... A taxa de divórcios desceria em flecha.
Não pensem que estou a exagerar. O futuro é já ali...
Sejam tolerantes
15.Maio.2007
... : Alienígena
Excelente Visionário!
Vieste lançar luz sobre as nossas investigações.
Nós que vimos de outra galáxia, deparamos com um planeta em que toda a raça humana se exitinguiu em 2 gerações.
Procurando explicações apenas vimos esqueletos de machos juntos, e ossadas de várias fêmeas juntas. Depressa descobrimos, em vários registos, que passou a ser incómodo duas pessoas do sexo oposto estarem juntas, porque a moda era a união de dois individuos do mesmo sexo, tendo-se à viva força promovido a duração estável de dois meninos e duas meninas. Curiosamente também vimos ossadas humanas de volta de uma betoneira! não percebemos, até agora.
Em registos legislativos, num acesso último de moralidade pretenderam punir a bigamia com dois coalas, e três betoneiras, como chegou a existir.
Coisa estranha esses humanos não perceberam que a brincadeira homossexual , era totalmente parasitária do modo de viver natural, porque disso dependia a reprodução. Mas quando o parasita se tornou o modo de vida..., a mãe Natureza disse não.
Muito bem extintos. Dossier "Terra" encerrado. Boa Visionário, deste-nos a chave.


16.Maio.2007
... : Diogo
Esperemos bem que sim, mas não tou muito confiante nisso. Além do mais temos um Presidente da República retrógado e apático que não consegue tomar decisão alguma, e ainda temos um povo crítico e conservador.

"A esperança é a ultima a morrer"

PS. De um gay não assumido.
01.Junho.2007
Escreva o seu Comentario

Este post foi bloqueado. Impossivel adicionar comentarios.


busy
 
< Item anterior   Item seguinte >
Sondagem